17.ª Jornada I Liga: FC Porto isolado na liderança

Foto: Ana Regina Ramos/Canva

O FC Porto teve um jogo difícil frente ao GD Estoril Praia. No fim da primeira parte, esteve a perder por 2-0, mas conseguiu a reviravolta e saiu a vencer por 3-2. Assim, os dragões ficam isolados na liderança da I Liga, depois de o Sporting CP ter perdido contra o CD Santa Clara.

É de ressalvar, ainda, a subida do Gil Vicente FC à quinta posição, lugar europeu. A equipa de Barcelos venceu o Vitória SC por 3-2.

Sábado, 8 de janeiro: FC Vizela 1 – 0 Moreirense FC

O Moreirense FC somou o primeiro triunfo como visitante na estreia de Sá Pinto como treinador, ao vencer em casa do FC Vizela, por 1-0. O avançado Rafael Martins marcou, aos 59 minutos, o único golo da partida.  

Com este triunfo, o Moreirense FC subiu ao 15.º lugar, com 15 pontos, menos um do que o FC Vizela, que segue na 12.ª posição. 

GD Estoril Praia 2  – 3 FC Porto 

O FC Porto isolou-se no comando da I Liga ao vencer em casa do GD Estoril Praia (3-2), num jogo em que esteve a perder por 2-0, ao final da primeira parte. Depois de muitas incertezas e alguma polémica ao longo da semana, devido ao surto de Covid-19 que atingiu o plantel, o GD Estoril Praia acabou por ir a jogo com vários dos habituais titulares no ‘onze’ inicial. 

Aos 31 minutos, o GD Estoril Praia chegou a colocar a bola no fundo das redes, por Chiquinho. Só que, no momento do passe de Bruno Lourenço, o jovem atacante dos canarinhos estava 14 centímetros adiantado e o golo foi invalidado. Poucos minutos mais tarde, Arthur acabou por inaugurar o marcador. 

Chiquinho ganhou a Wendell em velocidade, o jogador portista tentou o corte, mas acabou por derrubar em falta o adversário. António Nobre não hesitou e apontou para a marca da grande penalidade, convertida por Franco.   

Com três golos na segunda parte, o FC Porto deu a volta ao GD Estoril Praia e somou três pontos no Estádio António Coimbra da Mota. Aos 49 minutos, Luis Díaz não conseguiu espaço para rematar, mas cruzou para a área, Evanilson mergulhou e cabeceou para defesa de Thiago Silva, a bola foi ao poste e sobrou para Mehdi Taremi, que marcou. 

Depois, aos 84 minutos, Mehdi Taremi abriu para Luis Díaz, o colombiano rematou cruzado e fez a bola a passar por baixo das pernas de Thiago Silva, restabelecendo a igualdade. 

Por fim, aos 89 minutos, mais uma vez Luis Díaz cruzou para a área onde apareceu Francisco Conceição a finalizar. A bola ainda foi à trave, mas entrou, consumando a cambalhota no marcador. 

Os dragões isolam-se, assim, na liderança da tabela classificativa com 47 pontos, mais três do que o Sporting CP. O GD Estoril Praia ocupa o quinto lugar, com 25 pontos.  

Boavista FC 1 – 1 CD Tondela 

O Boavista FC e o CD Tondela empataram a uma bola, com os golos da partida a serem marcados nos 20 minutos finais. Salvador Agra colocou o CD Tondela em vantagem, aos 71 minutos, mas Jeriel de Santis empatou a partida, aos 88, permitindo aos ‘axadrezados’ somar o terceiro jogo seguido sem perder. 

Com este resultado, o Boavista FC subiu ao 10.º lugar, com 17 pontos, mais um do que o CD Tondela, que somou o primeiro empate na I Liga e ocupa o 13.º posto. 

 

Domingo, 9 de janeiro: SL Benfica 2 – 0 FC Paços de Ferreira 

As águias criaram várias situações de golo na etapa inicial, mas acabaram por chegar ao primeiro golo apenas bem dentro do período de compensação da primeira parte, por João Mário, instantes após o FC Paços de Ferreira ter ficado reduzido a dez elementos.  

Na segunda parte, um golo de Grimaldo selou o marcador no Estádio da Luz. O FC Paços de Ferreira tentava jogar com a defesa alta e trocar a bola com algum critério, mas só o SL Benfica conseguia criar perigo. 

Com este triunfo e aproveitando a derrota do Sporting CP, o SL Benfica está agora com 44 pontos e em terceiro lugar. Já o FC Paços de Ferreira é 11º. classificado, com 17. 

SC Braga 2 – 2 FC Famalicão 

Os bracarenses adiantaram-se no marcador aos 13 minutos, por Ricardo Horta, mas, já após a expulsão de Bruno Rodrigues (24), viram o FC Famalicão dar a volta ao marcador, por Ruben Lima (31) e Ivo Rodrigues (81), com Mario González (90) a empatar.  

Com este resultado, o SC Braga mantém o quarto posto, com 32 pontos, enquanto o FC Famalicão, que não vence há cinco partidas, é 17.º e penúltimo classificado, com 12. 

 

Segunda-feira, 10 de janeiro: Gil Vicente FC 3 – 2 Vitória SC  

Em Barcelos, o Gil Vicente FC marcou por intermédio do espanhol Fran Navarro, aos 23 e 53 minutos, e pelo francês Leautey, aos 75′, enquanto o angolano Nelson da Luz, aos 79′, e o inglês Marcus Edwards, aos 87′, de grande penalidade, apontaram os golos do Vitória SC.  

Com este triunfo, o Gil Vicente FC aproveitou as derrotas do GD Estoril Praia e Portimonense SC e sobe ao quinto lugar do campeonato, que garante um lugar europeu, com 26 pontos, enquanto o Vitória SC está em oitavo, com 23. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta