18.ª Jornada I Liga: Moreirense FC consegue empate na Luz

Foto: Ana Regina Ramos/Canva

A 18.ª jornada da I Liga ficou marcada pelo empate a uma bola entre o Moreirense FC e o SL Benfica, no Estádio da Luz. O golo da equipa do norte foi conseguida através de um autogolo que causou bastante polémica. O SC Braga perdeu por uma bola frente ao CS Marítimo. O FC Porto segue isolado na tabela classificativa, somando 50 pontos, mais três que o Sporting CP (segundo lugar) e mais nove do que o SL Benfica (terceiro).

Sábado, 15 de janeiro: Boavista FC 1 – 1 Gil Vicente FC

Boavista FC e Gil Vicente FC empataram 1-1, em jogo de abertura da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, primeira da segunda volta, disputado no Estádio do Bessa. 

Os anfitriões inauguraram o marcador logo aos quatro minutos, através do médio congolês Makouta, mas os visitantes empataram na segunda parte, aos 67′, por intermédio do avançado brasileiro Samuel Lino. 

O Gil Vicente FC, que interrompeu uma série de duas vitórias seguidas na I Liga, manteve-se no quinto lugar, agora com 27 pontos, enquanto o Boavista FC está na 10.ª posição, com 18. 

SL Benfica 1 – 1 Moreirense FC

Num jogo em que dominaram praticamente do princípio ao fim, os encarnados mostraram ineficácia na finalização, viram-se a perder fruto de um autogolo de Gilberto e o melhor que conseguiram foi, depois, chegar ao empate por Darwin. 

Apesar das várias ocasiões de golo que foi criando ao longo do jogo, com Rafa e Grimaldo a acertarem mesmo nos ferros da baliza do Moreirense FC, o SL Benfica acabou mesmo por perder dois pontos. 

O SL Benfica encontra-se na terceira posição, com 41 pontos, menos seis que o rival Sporting CP, que está no segundo lugar. Já o Moreirense FC é 14º classificado, com 16. 

SC Braga 0 – 1 CS Marítimo 

Em Braga, o brasileiro Cláudio Winck, aos 89 minutos, marcou o único golo da partida para a equipa forasteira, com o SC Braga a registar o segundo jogo seguido sem vencer na I Liga, depois do empate na última jornada. 

Com este resultado, o SC Braga continua no quarto lugar, com 32 pontos, enquanto o CS Marítimo é nono, com 23 pontos. 

 

Domingo, 16 de janeiro: FC Vizela 0 – 2 Sporting CP

O Sporting CP regressou aos triunfos na visita ao FC Vizela, por 2-0. Em Vizela, os ‘leões’, que vinham da primeira derrota no campeonato frente ao CD Santa Clara (3-2), adiantaram-se no marcador aos 28 minutos, com um golo de Pedro Gonçalves, e ampliaram a vantagem aos 42′, por Daniel Bragança. 

Numa segunda parte sem golos, destaque para o golo anulado aos leões. Na sequência de um pontapé de canto e de muita confusão na área, a bola sofreu vários desvios e foi Gonçalo Inácio quem atirou para o fundo da baliza vizelense. O lance acabou por ser invalidado por fora de jogo, numa decisão confirmada pelo VAR. 

Os últimos minutos da partida ficaram marcados pela confusão gerada por Nuno Santos, que provocou os adeptos do Vizela. Guzzo não gostou, os dois pegaram-se e depois alastrou-se para as bancadas, com os adeptos das duas equipas. 

Com esta vitória, o Sporting CP está com 47 pontos e aumentou a vantagem em relação ao SL Benfica, que é terceiro com 41. Já o FC Vizela somou a segunda derrota consecutiva e está em 16.º, com 16 pontos. 

FC Famalicão 0 – 0 FC Paços de Ferreira 

O FC Famalicão e o FC Paços de Ferreira empataram a zeros, falhando ambos o objetivo de conquistar os três pontos para subirem na tabela. Em Vila Nova de Famalicão, as duas equipas não conseguiram desfazer o nulo e somam ambas um ponto, numa partida em que o FC Famalicão terminou reduzido a 10 jogadores devido à expulsão de Alexandre Penetra, aos 69 minutos. 

Com este empate, o FC Famalicão soma o quarto jogo seguido sem perder no campeonato e está no 15.º lugar, com 16 pontos, enquanto o FC Paços de Ferreira, que vinha de uma derrota, está em 11.º, com 18. 

Belenenses SAD 1 – 4 FC Porto 

O início do encontro foi bastante repartido, sem que nenhuma equipa conseguisse impor o seu domínio. Depois de dois remates para cada lado, por Fábio Vieira e Uribe, foi o Belenenses SAD a chegar ao golo por intermédio de Abel Camará. Um canto de Calila e Abel Camará deu vantagem aos donos da casa. 

O primeiro grande sinal de perigo dos azuis e brancos surgiu ao minuto 22. Jogada de futebol apoiado da equipa portista, numa combinação entre Fábio Vieira e Vitinha, com o remate a permitir uma extraordinária defesa de Luiz Felipe. À segunda, Diogo Calila tirou a possibilidade do FC Porto fazer o golo. 

O golo do empate surgiu apenas aos 34 minutos. Passe de Fábio Vieira com Evanilson, solto de marcação, a igualar contenda. O lance acabou por ter que ser validado pelo VAR. No minuto 57, Francisco Conceição foi a jogo e foi decisivo logo no primeiro momento com bola, ao servir Evanilson para o segundo golo. Três minutos volvidos, novo golo dos dragões: Depois de um cruzamento de Fábio Vieira, Taremi cabeceou para o terceiro e o desfecho do jogo estava escrito. 

O resultado assumiu contornos de goleada à passagem do minuto 84 – Evanilson chegou ao hat-trick num cabeceamento depois de um canto de Fábio Vieira.   

O FC Porto continua isolado na primeira posição, com 50 pontos, enquanto o Belenenses SAD ocupa o último lugar da tabela, com 11 pontos.  

 

Segunda-feira, 17 de janeiro: Portimonense SC 1 – 1 Vitória SC 

Um golo de Nélson da Luz, aos 34 minutos, colocou o Vitória SC, que já não vence há quatro jornadas, em vantagem, mas Anderson, aos 85′, restabeleceu a igualdade, embora não evitasse o quarto jogo consecutivo sem ganhar da equipa algarvia. Um golo de Anderson, na reta final do encontro, permitiu ao Portimonense SC empatar 1-1. 

Com este empate, o Portimonense SC encerra a ronda no sétimo lugar, com 25 pontos, os mesmos do GD Estoril Praia, sexto, enquanto os vitorianos são oitavos, com 24. 

Sigam-nos em:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta