O grande destaque desta 10.ª jornada da I Liga vai para o clássico entre o FC Porto e o SL Benfica. Um jogo que teve várias fases para ambas as equipas, contudo, foram as águias que conseguiram levar os três pontos para casa, por intermédio de Rafa. Outro destaque para a partida entre o FC Famalicão e o FC Paços de Ferreiro. José Mota estreou-se como treinador da equipa pacense, depois da saída de César Peixoto, mas, mesmo assim, ainda não alcançaram o triunfo.
Sexta-feira, 21 de outubro: FC Porto 0 – 1 SL Benfica
O encontro no Dragão teve fases distintas, com a formação da casa a pressionar a saída de bola encarnada e a ganhar vários duelos no seu meio-campo ofensivo. Aos 15 minutos de jogo, o guardião benfiquista fez a primeira defesa da partida.
Em apenas três minutos, Eustáquio viu dois amarelos por duas entradas fora de tempo e acabou expulso. Mesmo a jogar em inferioridade, o FC Porto não deixou de incomodar o SL Benfica. Os encarnados partiram para o ataque e testaram Diogo Costa duas vezes na mesma jogada.
E numa fase em que o FC Porto parecia recuperar alguma superioridade, Rafa decidiu o clássico numa transição rápida: o jogador do SL Benfica combinou com Neres, recebeu em esforço na área, ajeitou e atirou para o fundo da baliza.
O SL Benfica reforçou a liderança, tendo agora 28 pontos, menos seis que o rival FC Porto, que está na segunda posição com 22.
Sábado, 22 de outubro: FC Famalicão 2 – 1 FC Paços de Ferreira
Junior Kadile, aos 20 minutos, e Francisco Moura, aos 46′, apontaram os golos da equipa da casa. Nigel Thomas faturou para o FC Paços de Ferreira, com a estreia de José Mota como treinador, depois da saída de César Peixoto.
O FC Famalicão é 13.º classificado, com dez pontos, enquanto o FC Paços de Ferreira está na 17.ª posição, com dois.
GD Estoril Praia 0 – 2 SC Braga
Após duas derrotas no campeonato, os bracarenses voltaram a vencer na I Liga graças aos golos de Al Musrati, aos 10 minutos, e Vitinha, aos 31′.
Com este resultado, o SC Braga conta com os mesmos pontos que o FC Porto (segunda posição), 22. Já o GD Estoril Praia é nono lugar, com 15 pontos.
Domingo, 23 de outubro: CS Marítimo 1 – 1 FC Arouca
A formação da casa adiantou-se no marcador aos 13 minutos, por intermédio de André Vidigal, mas, aos 44′, Antony aproveitou um erro defensivo dos insulares para restabelecer a igualdade.
O CS Marítimo igualou os dois pontos do FC Paços de Ferreira, 17.º colocado, enquanto o FCArouca está no 11.º lugar, com 13.
FC Vizela 0 – 1 CD Santa Clara
O CD Santa Clara teve a primeira vitória fora de casa. O FC Vizela esteve em inferioridade numérica desde os dois primeiros minutos de jogo, por expulsão, com vermelho direto, de Ivanildo. Bruno Almeida foi o autor do golo da equipa açoriana, aos 87 minutos.
Assim, o CD Santa Clara mantém o 16.º e antepenúltimo lugar do campeonato, com oito pontos. Já o FC Vizela ocupa o 13.º posto, com 11 pontos.
CD Chaves 3 – 1 Gil Vicente FC
O CD Chaves teve também a sua estreia de vitórias em casa. Os gilistas inauguraram o marcador, aos 25 minutos, através de Fran Navarro, mas, já em inferioridade numérica devido à expulsão de Adrían Marín mesmo antes do intervalo (45’+6′), permitiram a recuperação dos transmontanos, que chegaram à vitória com golos de João Mendes (46′ e 67′) e Jonny Arriba (59′).
O CD Chaves está na 10.ª posição, com 15 pontos, enquanto o Gil Vicente FC é 15.º, com nove.
Vitória SC 3 – 2 Boavista FC
Um jogo difícil em Guimarães, em que o Vitória SC conseguiu os três pontos já nos minutos finais da partida. Tiago Silva, de grande penalidade, inaugurou o marcador aos 20 minutos, mas os visitantes, já reduzidos a 10 unidades, por expulsão de Mangas (41′), colocaram-se a ganhar, com golos de Sasso (45’+3′) e Salvador Agra (71′). Janvier, aos 86′, e André Amaro, aos 90’+3′, consumaram a reviravolta no marcador para a equipa da casa.
O Vitória SC subiu ao sexto posto da I Liga, com 17 pontos, e o Boavista FC a descer ao sétimo lugar, com 16.
Segunda-feira, 24 de outubro: Rio Ave FC 1 – 0 Portimonense SC
Em superioridade numérica desde os 30 minutos, por expulsão de Moufi (jogador do Portimonense SC), o Rio Ave FC marcou o golo do triunfo aos 45+3 minutos pelo ganês Emmanuel Boateng.
Assim, o Rio Ave FC é 12.º classificado, com 12 pontos, enquanto o Portimonense SC é oitavo, com 15.