O grande destaque desta jornada vai para o SC Braga e para o FC Porto. Os dragões empataram frente ao Casa Pia AC e deixaram fugir o segundo lugar para o SC Braga, que venceu o CD Santa Clara por quatro bolas. O FC Famalicão, ao vencer o FC Vizela também se afastou mais um pouco da zona de despromoção.
Quinta-feira, 05 de janeiro: CD Santa Clara – 0 – 4 SC Braga
Em Ponta Delgada, Ricardo Horta (15 e 80 minutos), Iuri Medeiros (16′) e André Horta (53′) marcaram os golos da terceira vitória consecutiva dos bracarenses no campeonato.
O SC Braga passou a somar 34 pontos, passando para a segunda posição, enquanto o CD Santa Clara se mantém na 15.ª posição, com 13.
Sexta-feira, 06 de janeiro: FC Famalicão 2 – 1 FC Vizela
O FC Famalicão venceu por 2-1, resultado que lhe permite afastarem-se um pouco mais da zona de descida. A equipa famalicense, que somou o segundo triunfo consecutivo na Liga, chegou ao intervalo em vantagem, depois de um golo de Penetra em cima do intervalo (45’+1′).
O FC Vizela, que viu interrompida uma série de dois triunfos consecutivos, ainda igualou no arranque da segunda parte por Kiko Bondoso, aos 49′, mas o FC Famalicão chegou ao triunfo com um golo de Ivan Jaime, aos 81′.
Com esta vitória, o FC Famalicão chega ao 13.º lugar, com 17 pontos, apenas menos um do que o FC Vizela, que ocupa o 12.º lugar.
Sábado, 07 de janeiro: FC Arouca 2 – 0 GD Estoril Praia
Um ‘bis’ de Oday Dabbagh permitiu ao FC Arouca vencer 2-0 o GD Estoril Praia. O avançado palestiniano adiantou a formação da casa aos 28 minutos e ampliou a contagem na segunda metade, aos 64′.
Com esta vitória, o FC Arouca ascende ao sétimo lugar, com 22 pontos, enquanto o GD Estoril Praia ocupa o 14.º posto, com 16.
Vitória SC 0 – 0 Rio Ave FC
O Vitória SC e o Rio Ave FC não foram além do nulo em Guimarães. Com este empate, os vitorianos seguem no sexto posto, com 24 pontos, menos dois do que o Casa Pia AC, quinto, seguindo o Rio Ave FC no oitavo lugar, com 20.
Casa Pia AC 0 – 0 FC Porto
O FC Porto empatou sem golos na visita ao Casa Pia AC, no Estádio do Jamor, e viu assim crescer para sete a desvantagem para o líder da classificação, o SL Benfica.
Aos poucos, o Casa Pia AC foi subindo um pouco no terreno. Ao ponto de, perto do minuto 20, ameaçar a baliza de Diogo Costa. Já a intensidade do FC Porto foi diminuindo. Os dragões estiveram em superioridade numérica ainda desde a primeira parte.
Ricardo Batista, guarda-redes da equipa da casa, brilhou neste jogo: negou vários golos à equipa de Sérgio Conceição.
Com este empate, o FC Porto cai mesmo para o terceiro lugar, com 33 pontos, a um do SC Braga, agora segundo, e fica a sete do SL Benfica. Já o Casa Pia AC continua no quinto posto, com 27 pontos.
Domingo, 08 de janeiro: FC Paços de Ferreira 1 – 1 CD Chaves
Na reestreia de César Peixoto, que reassumiu o comando técnico da equipa do FC Paços de Ferreira, ambas as equipas não foram além do empate a uma bola.
Ambos os golos surgiram na segunda parte: Uilton, aos 75 minutos, fez o empate do FC Paços de Ferreira, anulando a vantagem alcançada pelos flavienses aos 67 minutos, por intermédio de Juninho.
Com este empate, o FC Paços de Ferreira permanece no último posto, com apenas três pontos, enquanto o CD Chaves ocupa um tranquilo nono lugar, com 15.
Boavista FC 1 – 0 Gil Vicente FC
O golo de Yusupha, aos 31 minutos, foi o suficiente para a formação ‘axadrezada’ somar os três pontos e voltar às vitórias.
Com o triunfo, o Boavista FC fecha a jornada no décimo lugar, com 20 pontos, enquanto o Gil Vicente FC, com 12 pontos, manteve o 16.º, lugar que dá acesso ao ‘play-off’ de manutenção.