A grande surpresa desta jornada foi a vitória do SC Braga frente ao SL Benfica. Os bracarenses venceram por três bolas. Outro destaque vai para o dérbi entre o FC Vizela e o Vitória SC, em que os vizelenses também venceram por três bolas. E o jogo entre o GD Estoril Praia e o Boavista FC não se realizou devido a uma falha elétrica.
Sexta-feira, 23 de dezembro: Rio Ave FC 1 – 1 CS Marítimo
Em Vila do Conde, os madeirenses, que estrearam José Gomes no comando técnico da equipa, inauguraram o marcador com um golo de André Vidigal, aos 37 minutos, mas o Rio Ave FC chegou ao empate com um tento de Aderllan Santos, aos 45’+5′. Aos 96 minutos, já em período de descontos, o Rio Ave FC colocou a bola no fundo das redes do CS Marítimo e Leonardo Ruiz parecia virar herói em Vila do Conde. Após alguns minutos, o árbitro Gustavo Correia acabou mesmo por invalidar o golo, para desânimo da equipa da casa.
Com este resultado, o Rio Ave FC, está no sétimo lugar, com 19 pontos, enquanto o CS Marítimo continua no 17.º e penúltimo posto, em zona de descida, com sete, somando apenas um triunfo no campeonato.
Quarta-feira, 28 de dezembro: FC Porto 5 – 1 FC Arouca
Final de ano perfeito para o FC Porto, que regressou com uma goleada e uma exibição de gala, na mesma noite em que Pinto da Costa celebrou os seus 85 anos.
Otávio deu início à festa aos 23 segundos. Ainda na primeira parte, Taremi aumentou o marcador dos portistas, com dois golos, um aos 17’ e outro aos 34’. O iraniano, já na segunda parte, fez o quatro tento e, aos 70′, Opoku fechou a conta do FC Porto.
Ao FC Arouca valeu o golo de honra apontado por Bruno Marques (75’), após uma perda de bola de Pepê.
O FC Porto está na segunda posição, com 32 pontos, apenas menos um ponto que o SC Braga. O FC Arouca está em 10.º, com 19 pontos.
Quinta-feira, 29 de dezembro: Gil Vicente FC 1 – 0 CD Santa Clara
Em Barcelos, um golo de Murilo, aos 41 minutos, foi suficiente para os gilistas, que ainda viram Fran Navarro falhar um penálti (53′), garantirem a vitória e interromperem uma série de seis derrotas consecutivas e sete jogos sem ganhar.
Assim, o Gil Vicente FC é 16.ª posição, com 12 pontos, menos um do que o CD Santa Clara, que é 15.º.
GD Estoril Praia – Boavista FC
Adiado para fevereiro 2023 devido a falha elétrica.
Sporting CP 3 – 0 FC Paços de Ferreira
Numa partida de sentido único, os leões marcaram logo aos três minutos. Nuno Santos elevou para 2-0 a meio do primeiro tempo e a fechar a primeira parte Paulinho fez o 3-0. Perto do fim, nota ainda para a expulsão do jovem Dário Essugo.
O Sporting CP é quarto classificado, com 28 pontos, enquanto o FC Paços de Ferreira continua em último, com dois pontos apenas.
Sexta-feira, 30 de dezembro: CD Chaves 0 – 2 FC Famalicão
Jhonder e Iván Jaime marcaram os golos daquela que foi a primeira vitória fora de portas dos famalicenses na presente edição da prova. O primeiro golo da partida surgiu à passagem do minuto 18, já depois de as duas equipas terem disposto de boas oportunidades para ganharem vantagem.
O CD Chaves dispôs, depois, de uma grande penalidade em cima do intervalo, mas Luiz Júnior defendeu o remate de João Teixeira, negando, assim, o golo do empate ao capitão flaviense. Não marcou o CD Chaves, voltou a marcar o FC Famalicão, com o segundo golo, que sentenciou o desfecho da partida, a surgir aos 53 minutos.
A vitória permitiu ao FC Famalicão deixar o 16.º lugar que ocupava e trepar, assim, duas posições na tabela. Já o CD Chaves ocupa a nona posição, com 19 pontos.
FC Vizela 3 – 0 Vitória SC
O primeiro golo da partida surgiu já perto do intervalo, de grande penalidade. Osmajić caiu na área do Vitória SC num duelo com Ibrahima Bamba e o árbitro aponta para a marca dos 11 metros. Na conversão do castigo máximo, Samu rematou para o meio da baliza, com o guarda-redes vimaranense, Bruno Varela, a lançar-se para o seu lado esquerdo.
O segundo golo do FC Vizela surgiu logo a abrir o segundo tempo. Samu, com muita classe perante a saída de Varela, antecipou-se a Ibrahima Bamba e tocou para o fundo da baliza deserta, bisando na partida e fazendo o 2-0. A equipa vimaranense ainda tentou dar a volta ao resultado, mas sem sucesso.
O FC Vizela ascendeu à 11.ª posição do campeonato, com 18 pontos, enquanto o Vitória SC, continua em sexto, com 23.
SC Braga 3 – 0 SL Benfica
Abel Ruiz marcou logo aos dois minutos e Ricardo Horta fez o segundo aos 32′, levando o SC Braga a vencer ao intervalo por 2-0. O terceiro golo dos bracarenses surgiu aos 70′.
Assim, o SC Braga está em terceiro lugar, apenas com menos um ponto que o FC Porto. O SL Benfica mantém a liderança, com 37.