DATAS: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2023

Este sábado, 10 de junho, é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, um feriado nacional que é celebrado anualmente na data da morte do poeta Luís de Camões, em 1580.

Para assinalar a data este ano, 22 membros do Governo marcam presença em 22 países espalhados pelo mundo, representando a língua e cultura nacionais. As comemorações tiveram início na África do Sul e, em Portugal, a data celebra-se oficialmente em Peso da Régua, onde estão o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, esta sexta-feira e sábado.

As festividades do 10 de junho deste ano têm lugar em Peso da Régua, no contexto da designação do Douro, Património da Humanidade, como Capital Europeia do Vinho em 2023, refere um comunicado do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.

O 10 de junho começou por ser um feriado municipal em Lisboa, dedicado a Camões, elevado pelo Estado Novo a feriado nacional, como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça. Com o 25 de abril, este dia passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.

Dia Portugal
Foto: Ana Regina Ramos/Canva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!