O CD Trofense viu confirmada a descida à Liga 3 na 34.ª e última jornada da II Liga. Já o Länk FC Vilaverdense sobe pela primeira vez ao segundo escalão principal do futebol português. SC São João de Ver, Vitória SC B, CDC Montalegre e USC Paredes passaram para o Campeonato de Portugal. À Liga 3 sobem SC Vianense e Lusitânia FC Lourosa.
Começando pelo CD Trofense, este clube terminou a temporada 2022/23 na 17.ª e penúltima posição, com 32 pontos.
O Länk FC Vilaverdense disputou o play-off de acesso à II Liga. No jogo em casa empatou, mas no reduto do B-SAD acabou por vencer por uma bola e alcançou pela primeira vez a subida ao segundo escalão principal do futebol português.
O Anadia FC venceu o USC Paredes por 2-1, com um golo de Bechou aos 95′, atirando, assim, o clube da Região Norte para o Campeonato de Portugal. SC São João de Ver, Vitória SC B e CDC Montalegre também não conseguiram a manutenção na Liga 3.
Do Campeonato de Portugal para a Liga 3 passam os seguintes clubes da Região Norte: SC Vianense e Lusitânia FC Lourosa.
Neste campeonato, foram despromovidos aos distritais os seguintes clubes da região: Da Série A, Merelinense FC, Juventude de Pedras Salgadas, Monção, SC Maria da Fonte, AR São Martinho e GD Bragança; Da Série B, Leça FC, FC Alpendorada e GD Resende.
Ao Campeonato de Portugal foram promovidos os vencedores das associações de futebol distritais.