“Willow” é um filme de fantasia de 1988, criado por George Lucas e realizado por Ron Howard, sobre um homem (Warwick Davis) que tem de proteger uma bebé muito especial de uma rainha má. Para isso ele embarca numa viagem onde fará novos amigos e aprenderá mais sobre o seu destino e o de os que o rodeiam.
O filme conta ainda com participações de Val Kilmer, Joanne Whalley, Jean Marsh, entre outros.
Em 2022, chegou à plataforma Disney+ uma série, com o mesmo nome, que funciona como sequela do filme original, produzida igualmente pela Lucasfilm. A história tem lugar 20 anos após os eventos do filme, onde Willow Ufgood (interpretado por Warwick novamente), juntamente com um grupo de rebeldes, se aventura rumo ao desconhecido, numa missão de salvamento. Além de Warwick, que regressa ao papel do aventureiro Willow, também Joanne Whalley regressa ao papel de Sorsha, agora rainha.
Quem viu o filme original dos anos 80 ficará certamente agradado por ver o herói novamente em acção num mundo tão familiar quanto ao do filme. Por outro lado, quem não conhece o filme original, o meu conselho é que o veja e depois, se quiser, veja a série, porque existe, claro está, uma história por detrás da mesma, assim como personagens que regressam, e, para não correr o risco de não perdermos “o fio à meada”. A história da série, que, apesar do fundo de referências ao filme, segue o seu próprio caminho, à medida que acompanhamos Willow e o seu grupo, nas variadas aventuras que a temporada nos oferece.
A série é refrescante em termos de personagens e de história, ficamos empolgados episódio atrás de episódio, a cinematografia está boa, a banda sonora igualmente, embora haja escolhas que estragam o ambiente, na minha opinião. Warwick Davis é o Willow que todos conhecemos, aqui mais velho (claro, a idade é outra), mas com o sentido de aventura de quando era jovem (de notar que o próprio Warwick tinha 17 anos quando fez o filme original).
No elenco, além de Warwick, podemos ver Ellie Bamber (que interpreta uma Elora Danan já crescida), Ruby Cruz, Erin Kelllyman, Tony Revolori, Amar Chadha-Patel, entre outros.
É uma série que, apesar de não tão boas escolhas, consegue cativar miúdos e graúdos, aqueles que viram o filme e quem não viu o filme.
Estrelas: 08 em 10
Este autor não escreve segundo o novo acordo ortográfico.