Com a época mais assustadora e misteriosa do ano a chegar, o “Em Tela” decidiu seguir essa mesma tendência. Há muitos filmes que, pela sua intensidade e impacto, nos fazem tremer a espinha e esse é também um dos propósitos do cinema – fazer-nos sentir emoções, mesmo as não tão boas.
“Get Out” – ou “Foge”, em português – é um hipnotizante (palavra bem escolhida) e vibrante thriller que nos faz ficar presos ao ecrã receio de perder algum detalhe, uma vez que a sua intensidade aumenta à medida que cada minuto passa. A obra de Jordan Peele, já de 2017, é reconhecida pela sua irreverência dentro do estilo de cinema terror e thriller, tornando-a numa referência inevitável dentro do meio. O mesmo foi galardoado com o Óscar de Melhor Roteiro Original e lançou Peele no universo dos filmes de terror.
Não podemos falar de “Get Out” sem referir a sua envolvente trilha sonora. O filme consegue, através dos efeitos sonoros – e também pelos momentos de total ausência de som -, intensificar, no espectador, um crescente sentimento dramático provocado pelo confuso e inesperado.
A trama explora, de forma satírica, questões sociais e raciais fraturantes da sociedade norte-americana. Este traz para cima da mesa (e em filmes de terror, o que não é comum) temas como a discriminação racial, a apropriação cultural e toda a realidade do racismo estrutural que define grande parte da hierarquia social nos Estados Unidos e no resto do mundo.
“Get Out” conta a história de Chris, um jovem afrodescendente, que vai conhecer a família da namorada, Rose, passando uns dias na casa dos pais dela. Chris é calorosamente acolhido pela família da companheira, até mesmo, em alguns momentos, de forma excessiva. Contudo, e à medida que os dias passam, um crescente sentimento de desconforto vai-se apoderando da cena, como se algo de muito errado se estivesse a passar. Várias descobertas perturbadoras conduzem o protagonista a um emaranhado de acontecimentos perturbadores e gritantes que este não poderia imaginar.
O filme encontra-se disponível na Netflix.
Estrelas: 08 em 10