À MODA DO NORTE: O que é Moda Circular?

Moda circular, À Moda do Norte

No “À Moda do Norte” deste mês, falamos de Moda Circular e de como este conceito contribui para tornar esta indústria mais sustentável.

“Comprar, usar, descartar” é um conceito antigo e desatualizado e o principal objetivo da Moda Circular é contrariar esta mentalidade e tornar a moda mais sustentável.

A moda tem um forte impacto na economia global, mas também na saúde do planeta e, neste momento, não muito positivo.

Hoje em dia, a produção de roupa é cada vez maior e mais rápida, tornando o consumo excessivo e a hipótese de destruir peças antigas de forma “amiga do ambiente” quase impossível.

É aqui que entra a Moda Circular, que traz uma esperança, ainda que pequena, de tornar a moda mais sustentável e romper com o conceito da moda linear: comprar, usar e descartar.

Tal como o nome indica, a Moda Circular pretende que o ciclo de vida da roupa continue, mesmo quando decidimos que já não a queremos usar, propondo formas de as reutilizar, reparar ou partilhar. Este conceito reduz o desperdício têxtil, prolongado o ciclo de vida das roupas.

O conceito Moda Circular abrange algumas práticas, tais como, o Upcycling, que consiste em “dar asas à imaginação” e transformar peças que já não usamos em algo novo. (Saiba mais sobre este tipo de estratégia no artigo do mês de junho, disponível aqui) Além desta técnica, a reciclagem mecânica e química, através de trituração ou do uso de substâncias químicas, permite a transformação de novas fibras.

As plataformas de venda em 2.ª mão e de aluguer de roupas para cerimónia, por exemplo, também contribuem para que a moda seja circular. Hoje em dia, também já existem vários programas de Retorno de Roupa, que permite que os consumidores entreguem peças antigas para reciclagem ou doação, em troca de descontos, como é o caso do programa “Garment Collecting” da H&M e do “Levi’s SecondHand”.

Este conceito pode também ser aplicado antes mesmo das peças de roupa serem produzidas, optando por matérias-primas recicláveis, biodegradáveis ou com elevada durabilidade. Produzir as peças apenas após a encomenda, também é uma excelente forma de diminuir a produção e o consumo excessivo.

O caminho rumo a uma moda mais sustentável e mais amiga do ambiente é desafiante, mas a preocupação por parte das marcas e dos consumidores é cada vez maior. À medida que aumenta a consciencialização sobre o impacto das nossas escolhas no planeta, o caminho torna-se mais leve.

Imagem: Luba Glazunova/Unsplash/Jornal Referência

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!