Amarante recebe 3º Fórum de Desporto

A Casa da Portela, em Amarante, foi o local escolhido para um fórum sobre desporto, organizado na noite de sexta-feira passada (17 de julho) pela Camerata das Artes e pelo Centro de Saúde de Amarante, contando com nomes como: José Carlos Leitão (Chefe de Serviço do Hospital Geral de Stº. António), José Neto (Professor no ISMAI e FPF) e José Pereira (Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol).

Durante cerca de três horas, houve tempo para falar sobre: “Lesões ligamentares nos joelhos dos desportistas”, “Aspetos psicológico / mental em atletas lesionados” e “Notícias sobre ações e cursos de treinadores de futebol” para uma plateia, maioritariamente de homens.

A primeira palestra ficou a cargo de José Carlos Leitão que, além de explicar um pouco sobre a constituição dos ligamentos e tipo de lesões ligamentares, alertou para a existência de várias possibilidades de tratamento. Carlos Leitão referiu, portanto, que as mulheres têm mais lesões ligamentares, devido à sua anatomia e questões hormonais, entre outros fatores, sendo que o facto de carregar pesos excessivos e a falta de descanso também podem ser o motivo dessas lesões.

José Neto falou sobre a recuperação dos atletas lesionados, na qual a família e os amigos têm um papel fundamental. Nesta segunda palestra ficou patente que os problemas da vida pessoal do atleta podem, muitas vezes, causar lesões, contudo, “uma lesão pode ser o princípio de uma carreira”.

O discurso de José Pereira, na terceira e última palestra pautou-se por mostrar a disponibilidade de colaboração da Associação Nacional de Treinadores de Futebol com ações de formação.

A seguir às palestras, houve ainda tempo para a intervenção da plateia que questionou os oradores sobre assuntos relacionados com os temas das palestras.

Segundo um dos membros da comissão organizadora, José Pereira Ramos (médico no Centro de Saúde de Amarante), esta iniciativa “surgiu da perceção que nós tivemos das pessoas quererem ouvir falar de lesões desportivas, quererem ouvir falar dos treinadores, da vida dos treinadores, como se treina, como é que não se treina, como se consegue o título de treinador de futebol e, para além disso, sobre aspetos psicológicos relacionados com as lesões desportivas”.

Este evento, que acontece há três anos consecutivos, tem como público-alvo a população em geral e chama a atenção para a necessidade de formação e de conhecimento sobre diversas áreas, nomeadamente, lesões no joelho, de acordo com José Pereira Ramos.

3º Fórum de Desporto em Amarante - julho 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!