Penafiel comemora 247 anos

Penafiel foi elevada a cidade há 247 anos. Durante o mês de março, a cidade vai estar em festa com diversas atividades ligadas à saúde, desporto e cultura.

Com vista a dividir o bispado do Porto, foi a 3 de março de 1770 que D. José I escolheu Arrifana (Penafiel) para a nova sede episcopal, passando, assim, de vila a cidade.

As comemorações começaram este mês com o fim de semana gastronómico no cais de Entre-Os-Rios, inserido no Festival da Lampreia. Até 26 de março, em 12 restaurantes do concelho, é possível degustar este prato.

Esta sexta-feira, 3 de março, a cidade organizou as comemorações oficiais com a salva de mosteiros e o hastear da bandeira da cidade no edifício da câmara municipal. No Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Sameiro), decorreu uma eucaristia em homenagem aos autarcas e funcionários do concelho falecidos.

De tarde, o Museu Municipal de Penafiel acolheu a sessão solene, em que foram entregues medalhas de honra a personalidades de referência do concelho e com uma atuação musical da “Ópera Intermezzo”.

Pelas ruas da cidade, à noite, “correu” a prova de “Atletismo – XX Grande Prémio Cidade de Penafiel”, organizada pela Secção de Atletismo do Futebol Clube de Penafiel e pela Câmara Municipal.

Durante as próximas semanas, a Biblioteca e Museu Municipais, o Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel e outros pontos da concelho vão receber atividades inseridas na programação da elevação de Penafiel a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!