30ª Jornada da I Liga: A jornada que poderá ser decisiva para a contagem final

O destino das equipas da I Liga já começa a ser desenhado e os resultados da 30ª jornada podem mesmo ser decisivos para a contagem final. Jogou-se dérbi lisboeta, que roubou pontos ao líder Benfica. O segundo classificado, FC Porto, não aproveitou o deslize das águias e empatou em casa com o Feirense. A equipa vermelha e branca segue no topo da tabela com uma vantagem de três pontos, mas ainda faltam quatro jogos para o final do campeonato.

Sexta-feira, 21 de abril: Rio Ave 3 – 0 Arouca

A 30ª jornada arrancou com uma goleada em casa do Rio Ave. A equipa vilacondense regressou às vitórias, batendo o Arouca por 3-0.

O primeiro golo da partida foi uma oferta da equipa visitante aos anfitriões. Aos 41 minutos, Jubal meteu a bola dentro da própria baliza e fez o primeiro golo da equipa adversária. O Rio Ave aumentou a vantagem no último minuto da primeira parte, por intermédio de Krovinovic.

A vitória já estava em construção e, aos 57 minutos, Tarantini selou-a com o terceiro golo da equipa da casa.

O Rio Ave voltou a somar três pontos duas jornadas depois e continua no sétimo lugar da tabela classificativa. O Arouca, por sua vez, desceu até à 14ª posição e segue com 31 pontos.

Marítimo 3 – 0 Belenenses

O Marítimo copiou o resultado do Rio Ave frente ao Arouca, na receção ao Belenenses. A estreia de Domingos Paciência como treinador da equipa de Belém ficou, assim, marcada por uma derrota pesada – por 3-0.

Os madeirenses começaram a desenhar a vitória logo aos 9 minutos da partida, com um golo de Raúl Silva. O brasileiro bisou aos 57 minutos e Keita encerrou o marcador ao minuto 76 do encontro.

A vitória permitiu ao Marítimo reforçar o sexto lugar da classificação, com 47 pontos. Apesar da troca de treinador, o Belenenses sofreu o sexto deslize consecutivo e segue nos últimos lugares da tabela, na 13ª posição.

Estoril 3 – 0 Vitória de Setúbal

O resultado do jogo entre o Estoril e o Vitória de Setúbal seguiu a tendência dos dois primeiros jogos da jornada: a equipa da casa venceu por 3-0.

O marcador foi inaugurado com um golo de grande penalidade, marcado por Kléber, aos 12 minutos. Ainda antes do intervalo, o Estoril aumentou a vantagem para 2-0, por intermédio de Carlinhos. O terceiro golo, da autoria de Eduardo, aconteceu aos 82 minutos.

O Estoril aumentou, assim, a distância pontual da zona de despromoção, seguindo no 15º lugar, com 31 pontos. O Vitória de Setúbal voltou a perder pontos e caiu para a 11ª posição da tabela classificativa.

Tondela 2 – 0 Nacional

Os dois últimos classificados encontraram-se em casa do Tondela, esta jornada. A equipa do distrito de Viseu empurrou o Nacional para o último lugar, com uma vitória por 2-0.

Durante a primeira parte da partida, o marcador não sofreu alterações. A vitória só se começou a desenhar ao minuto 63, com uma grande penalidade convertida em golo por Jailson. O resultado ficou fechado aos 76 minutos, por intermédio de Osório.

O Tondela segue no 17º lugar, a apenas dois pontos do Moreirense. Já o Nacional está cada vez mais perto de abandonar a I Liga, seguindo no último lugar, com 20 pontos.

Sporting 1 – 1 Benfica

O dérbi lisboeta acabou sem vencedores nem vencidos. Ao empatar em casa do Sporting por 1-1, o Benfica perdeu pontos e passou a ‘batata quente’ ao FC Porto.

O Sporting avançou cedo para a vantagem no marcador, com um golo logo aos 4 minutos do encontro. Ederson fez uma entrada perigosa na grande área sobre Bas Dost e a equipa da casa teve direito a grande penalidade. Adrien Silva converteu-a em golo e colocou os leões a vencer.

O jogo seguiu sem golos, mas com muitas queixas da arbitragem por parte do líder do campeonato. O empate só acabaria por chegar aos 65 minutos, assinado por Lindelof. O sueco marcou um livre certeiro, não deixando qualquer hipótese a Rui Patrício.

As duas equipas continuaram ao ataque, mas o resultado estava fechado e não havia espaço para mais golos.

O Benfica segue no topo da tabela classificativa com uma vantagem de três pontos sobre o FC Porto, depois de os dragões terem desperdiçado a oportunidade de diminuir a distância pontual. O Sporting mantém-se no terceiro lugar, a uma distância de oito pontos das águias.

Paços de Ferreira 3 – 1 Braga

Depois de sete jogos sem vencer, o Paços de Ferreira voltou a conquistar três pontos esta jornada, vencendo o Braga por 3-1.

A equipa pacense inaugurou o marcador ainda na primeira parte da partida, com um golo de Luiz Phellype, aos 30 minutos. O segundo golo surgiu de um livre bem marcado, assinado por André Leal, no início da segunda parte.

Pelo meio, o Braga ainda conseguiu reduzir a vantagem, com Rodrigo Pinho a aproveitar a falha do guarda-redes da equipa da casa. Os castores voltaram à carga e fizeram o 3-1, nos últimos minutos da partida, por intermédio do autor do primeiro golo.

O Paços de Ferreira ascendeu ao 12º lugar, somando 32 pontos. O Braga, que não vence há dois jogos, segue no quinto lugar do campeonato, com um novo treinador: Abel Ferreira, que estava no comando da equipa B.

Vitória de Guimarães 2 – 0 Boavista

O Vitória de Guimarães não quis desperdiçar o deslize do Sporting de Braga e agarrou o quarto lugar, ao vencer o Boavista, por 2-0.

O primeiro golo do triunfo surgiu aos 28 minutos, assinado pelo peruano Paolo Hurtado, e Hernâni dilatou a vitória, minutos depois do início da segunda parte da partida.

Os vimaranenses estão numa posição mais confortável, a uma distância de cinco pontos da equipa bracarense. O Boavista, por sua vez, desceu ao décimo lugar, somando 35 pontos.

Porto 0 – 0 Feirense

O FC Porto perdeu pontos em casa, num jogo sem golos, frente ao Feirense. A equipa portista não aproveitou o empate do Benfica para diminuir a distância e continua a três pontos do líder, no segundo lugar do campeonato.

Os dragões partiram para o jogo com o Feirense com a missão de conquistar três pontos, de modo a aproximarem-se das águias, mas a equipa visitante não deu tréguas.

A segunda parte ficou marcada pela insistência dos azuis e brancos, mas Vaná, o guarda-redes dos fogaceiros, estava inspirado e não deu oportunidade de golo à equipa da casa. O resultado acabaria mesmo por ser nulo.

O FC Porto deixou, assim, escapar três pontos que poderiam ter sido cruciais na luta pelo título. O Feirense segue no nono lugar, com 36 pontos.

Moreirense 0 – 0 Chaves

O encontro entre o Moreirense e o Chaves acabou com resultado nulo. A bola ainda entrou na baliza dos visitantes, mas o árbitro decidiu que o golo estava fora de jogo.

A jornada 30 do campeonato terminou em Moreira de Cónegos, num jogo que poderia ter sido decisivo para que a equipa de Petit se afastasse da linha de água. O golo dos anfitriões foi anulado e os três pontos escaparam à equipa da casa.

O Moreirense segue em zona de perigo de despromoção, na 16ª posição da classificação, apenas a dois pontos do Tondela. O Chaves voltou a escorregar e está no oitavo lugar do campeonato.

Mónica Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!