A etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Hard Henduro traz os melhores pilotos do mundo, no fim-de-semana de 27 e 28 de Maio, ao norte do país. A 13ª edição do Extreme XL Lagares vai passar pelas freguesias de Capela, Lagares e Figueiras, terminando na aldeia rural preservada de Quintadona.
Paulo Moreira, responsável pela organização, afirma que a prova é considerada “uma das melhores do mundo”. Como tal, já está confirmada a presença dos principais pilotos, provenientes de cerca de 16 países diferentes. Entre eles estão: Alfredo Gomez, Jonny Walker, David Knight, Mário Roman, Wase Young e Billy Bolt.
Antonino de Sousa, presidente da câmara municipal de Penafiel, afirma que se trata de “uma prova de classe mundial” que irá fazer com que Penafiel fique no “centro das atenções, a nível mundial, para os amantes do desporto motorizado”.
O Extreme XL Lagares tem uma participação limite de 220 pilotos, mas prevê-se um número recorde de pilotos em prova. Paulo Moreira afirma que esta edição conta com “a melhor lista de inscritos de sempre, não pela quantidade, mas sim pela qualidade”.
A etapa terá início às 10 horas de sábado, dia 27 de maio e prolonga-se até às 17 horas, na Ribeira do Porto. Às 18 horas terá início a especial noturna em Lagares, até às 22 horas. No domingo, dia 28, os pilotos iniciam a etapa principal às 11 horas e percorrem Capela, Lagares e Figueiras – 25 quilómetros que terminam na aldeia rural preservada de Quintadona, em Penafiel.
O evento é uma organização do Extreme Clube de Lagares e tem o apoio dos municípios de Penafiel e do Porto.
Joana Magalhães