As Chicas Poderosas são uma organização que procura o empoderamento das mulheres na tecnologia e nos media. Depois de trazerem a igualdade de género a debate, no passado dia 3 de março, até ao Porto Innovation Hub, as Chicas voltam na próxima semana à Invicta num evento inserido na semana da inovação da ScaleUp Porto, Start and Scale, a decorrer no Hard Club.
Serão dois dias (29 e 30 de maio) de debates, apresentações, conversas em jeito de entrevistas e workshops em que o objetivo é descobrir de que forma o talento e a inovação podem ser postos ao serviço da humanidade.
Nuno Vargas (Design Thinking), Tiago Forjaz (CEO da MighT – Talent Strategists), Berta Nunes (presidente da Câmara Municipal da Alfândega da Fé), Rodrigo Carvalho (empresário, co-fundador da Nutriventures) e Rosário Gamboa (presidente do Instituto Politécnico do Porto) são alguns dos nomes que vão passar pelo Hard Club do Porto para ajudarem a pensar os temas considerados fundamentais atualmente.
Na próxima segunda, dia 29 de maio, haverá um workshop de Design Thinking com Nuno Vargas e, da parte da tarde, um workshop de programação com as GeekGirls, a única parte do evento que tem vagas limitadas e, por isso, necessita de inscrições prévias.
Desde jornalistas a juristas e advogadas, estão envolvidas mais de 3000 mulheres, que vão aos eventos e cerca de 50 embaixadoras e também embaixadores, mas em menor número, distribuídos por 11 cidades mundiais. América Latina, Portugal e EUA são alguns dos exemplos das regiões onde as Chicas exercem o seu poder de influência.
O projeto nasceu em 2013, na Costa Rica, através de Mariana Moura Santos. A ideia era que houvesse uma colaboração entre, por exemplo, os programadores e as jornalistas e designers.