Ao fim de dois dias de competição, 9 e 10 de junho, a brasileira Chloé Calmon e o francês Emilien Fleury sagraram-se vencedores da segunda edição do Longboard Pro Gaia, etapa do Circuito Mundial de Longboard da World Surf League.
O último dia da competição foi marcado pelo imenso sol que se fez sentir, as boas ondas e pela música ao vivo presente na praia de Canide Norte, em Gaia.
Calmon é a principal candidata ao titulo, após ter ganho as primeiras duas etapas no inicio deste ano. Em Gaia, é o segundo ano consecutivo que vence esta etapa. Após ter enfrentado, nas finais, a norte-americana Rachael Tilly, a grande campeã mundial em 2015.
Durante a final, as boas pontuações demoraram a chegar. A surfista brasileira foi a primeira a ter boas pontuações, conseguindo um excelente 8.67, o que a fez liderar a prova até ao final. “Eu sinto-me mesmo confortável aqui, Portugal é como uma segunda casa para mim”, afirmou Calmon, citado num comunicado da World Surf League. “Este evento foi realmente desafiador, porque as condições estavam sempre a mudar e o nível da concorrência é bastante alto. Hoje pareceu-me um evento mundial, porque surfei contra Rachael Linday e a Japonesa Natsumi”, acrescentou.
Apesar das excelentes pontuações de Rachael Tilly, a anterior campeã, a surfista terminou a prova em segundo lugar. Durante a etapa ainda venceu à francesa, Alice Lemoigne, líder do ranking europeu, nas meias-finais. A francesa acabou em terceiro lugar. A portuguesa Kathleen Barrigão é agora terceira no ranking europeu.
Na final masculina, o francês Emillien Fleury venceu pela primeira vez uma final numa etapa do circuito mundial, após ter enfrentado o seu amigo Edouard Delpero, numa final cheia de excelentes pontuações.
Fleury tomou a liderança assim que conseguiu fazer 9.1 pontos, deixando Delpero sobre pressão pela primeira vez no evento. Apesar dos esforços de Delpero, este não conseguiu reverter a liderança, terminando esta etapa em segundo no ranking europeu. “É muito bom bater o Edouard depois da nossa final de Newquay, no ano passado”, afirmou Fleury. “Eu sabia que, possivelmente, só teria uma oportunidade de fazer uma pontuação alta. Acabei por ter essa oportunidade e gostei da forma como surfei aquela onda, mesmo com a minha prancha de recurso. Estou espantado pela vitória!”, acrescentou.
Com a vitória nesta etapa e o quarto lugar na Caparica, em abril, Fleury, encontra-se pela primeira vez próximo de um possível título regional.
O Longboard Pro Gaia teve a sua final neste sábado, dia 10 de junho. No entanto, o Atlantic Surf Fest ainda tem atividades programadas para este domingo, dia 11 de junho.
O novo top 5 europeu:
Top 5 Masculina:
- Emilien Fleury (FRA)
- Edouard Delpero (FRA)
- Antoine Delpero (FRA)
- Jack Unsworth (GBR)
- Alberto Fernandez (ESP)
Top 5 Feminina:
- Alice Lemoigne (REU)
- Emily Currie (GBR)
- Kathleen Barrigao (PRT)
- Francesca Rubegni (ITA)
- Justine Dupont (FRA)
Joana Magalhães
Foto: Poullenot/World Surf League