O São João está aí a bater à porta e com a grande afluência de visitantes na baixa do Porto e fecho de algumas ruas, deixar o carro em casa será, porventura, a melhor opção. A STCP, a Metro do Porto e a CP reforçam, por isso, a circulação.
A partir das 20 horas da próxima sexta-feira, dia 23 de junho, haverá um corte integral de circulação ao longo da marginal do Douro, a partir da Rua Dão Pedro V e também condicionamentos de trânsito no centro da cidade (ruas Dão Pedro V, Álvares Cabral, Gonçalo Cristóvão ou São Victor, entre outras vias).
Desde as 18 horas de sexta-feira o tabuleiro inferior da Ponte Luís I será também encerrado ao trânsito.
Sendo assim, os transportes públicos da STCP, CP e Metro do Porto serão reforçados.
O Metro circulará durante toda a noite de 23 para 24 de junho, com a exceção para a Linha Violeta (E).
Na Linha Amarela (Hospital de São João/Santo Ovídio), a frequência andará próxima dos seis minutos até às 4 horas da madrugada, com a ressalva que o tabuleiro superior da Ponte Luís I estará encerrado a partir das 23h45 de dia 23. O Metro do Porto estima que essa interdição de circulação se estenda até às 4 horas da madrugada, cabendo à PSP autorizar a retoma da atividade. Durante o período, a linha continua a funcionar entre o Hospital de São João e a Estação de São Bento, do lado do Porto, e entre General Torres e Santo Ovídio, do lado de Gaia, em ambos os sentidos.
No caso da Linha Azul (Estádio do Dragão/Senhor de Matosinhos), a frequência será de 10 minutos até às 5 horas da madrugada e de 15 minutos a partir dessa hora.
Na Linha Laranja (Fânzeres/Senhora da Hora), o tempo de frequência estimado será de em 10 minutos até às 2 horas, de 20 minutos entre as 2 e as 3 horas, e de 30 minutos em diante.
Na Linha Verde (Campanhã/ISMAI), a frequência será de 10 a 15 minutos até à 1 hora da manhã. Depois, todas as viagens terminam no ISMAI e a frequência passa para os 20 minutos até às duas horas e para os 30 minutos a partir daí.
Na Linha Vermelha (Estádio do Dragão/Póvoa de Varzim), os veículos circularão com uma frequência aproximada de 20 minutos até às 3 horas. Depois, até às seis horas da madrugada, a frequência passa para os 30 minutos.
Na Linha Violeta (Estádio do Dragão/Aeroporto), a circulação nesta linha encerrará à 1 da manhã. No sábado, dia 24, feriado municipal no Porto, todas as composições vão circular a partir das 6 horas de acordo com o horário habitual de domingo.
Quanto à STCP, vão estar em funcionamento 35 linhas em horário noturno e 21 durante a madrugada, com frequências a variar entre os 12 e os 60 minutos.
A STCP sublinha o prolongamento ou reforço de serviço durante a madrugada nas linhas 200, 205, 305, 400, 600, 602, 700, 701, 702, 800 e 801, bem como a utilização de todos os autocarros de grande capacidade (articulados e de dois pisos) nas linhas de maior procura.
Já a CP reforçará os comboios suburbanos em lugares e em número, entre as 20 horas do dia 23 de junho e as 5 horas da madrugada do dia 24, prevendo realizar 24 comboios especiais com destino à Estação Porto São Bento. No total, contando com três comboios especiais para a cidade de Braga, serão acrescentados neste período 24 mil lugares à oferta regular.
A CP reforçará ainda as linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Marco de Canaveses.
A CP possui também uma oferta promocional relacionada com as festividades de São João: bilhetes a dois euros (ida e volta) se comprados até à próxima quinta-feira, 22 de junho. Os bilhetes são válidos para viagens com origem em qualquer estação da rede urbana do Porto, que tenha como destino Porto São Bento.