Agrival começa esta semana em Penafiel

A maior feira agrícola do norte e centro do país, a Agrival, arranca esta sexta-feira, dia 18 de agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Até 27 de agosto são vários os artistas que vão atuar nas noites do evento.

Um certame com produtos da região e de referência nacional, mais noites animadas por artistas locais, grupos de música tradicional e artistas de referência nacional – o resultado acontece entre 18 e 27 de agosto, em Penafiel. São mais de 300 expositores de diferentes áreas da atividade económica, como produção agrícola, gado, maquinaria, agroindústria, setor automóvel, imobiliária, gastronomia, artesanato, serviços, novas tecnologias, entre outras, que vão marcar a 38ª edição da Agrival.

Durante o evento, será possível degustar vários pratos da gastronomia nacional e também vinho verde das sub-regiões de Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção e Melgaço, Paiva e sub-região do Sousa.

No palco principal, o primeiro concerto vai realizar-se na próxima sexta, dia 18 de agosto, com o cabeça de cartaz Zé Amaro, seguindo-se Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, no dia 19. A cantora Aurea vai atuar no dia 20 e no dia 21 é a vez de Diogo Piçarra.

No dia 22, vai subir ao palco a fadista Ana Moura e os D.A.M.A atuam a 23 de agosto. No dia de São Bartolomeu, dia 24, será a vez de Mundo Segundo & Sam The Kid, seguindo-se João Pedro Pais no dia 25. Os concertos no palco principal terminam a 26 de agosto, com o cantor angolano Anselmo Ralph. Todas as atuações têm início marcado para as 22h30.

Além disso, esta feira agrícola vai ter concursos de broa de milho e de pão de ló, às 16 horas e 17 horas, respetivamente, no dia 22 de agosto.

O concurso das cebolas vai realizar-se no dia de São Bartolomeu, dia 24, às 10 horas, com entrega de prémios marcada para as 16 horas. Nesse mesmo dia vai realizar-se também o concurso nacional de canídeos “Raça Podengo”.

O melão casca de carvalho é o último concurso típico da Agrival e irá decorrer no dia 25, às 17 horas.

Dia 23 de agosto, às 10h30, irá também realizar-se o colóquio “O Futuro da Nova Política Agrícola Comum – Perspetivas para a Região”, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, uma iniciativa organizada pela CONFAGRI. No dia seguinte, pelas 14h30, vai ser dinamizado o Fórum Regional da Agricultura sobre prevenção de acidentes de trabalho com tratores e outras máquinas agrícolas, a cargo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) de Penafiel e da Cooperativa Agrícola de Penafiel.

A Igreja do Calvário vai acolher, no dia 26 de agosto, às 10 horas, o “Quinto Capítulo de Entronização da Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa”, juntando-se à cerimónia várias Confrarias convidadas de todo o país.

No último dia da feira agrícola do Vale do Sousa, o destaque vai para o Passeio BTT – Agrival/2017, com partida marcada para as 9 horas. De tarde, pelas 15 horas, decorrerá o tradicional desfile de tratores com alfaias agrícolas, com concentração no Campo da Feira. À noite, o encerramento da 38ª Agrival será feito com o concurso da Miss Agrival, com atuação de Baby Lores & Luis, seguidos do espetáculo piromusical.

20106644_1707181786243456_8947244550208437063_n
Foto: Câmara Municipal de Penafiel
ZE AMARO MUPIE
Foto: Câmara Municipal de Penafiel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!