Festa das Fogaceiras atraiu milhares às ruas de Santa Maria da Feira

Decorreu a 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, a festa das Fogaceiras, uma tradição com mais de 500 anos e atrai milhares de pessoas a Santa Maria da Feira, em dia de feriado municipal.

Foram mais de 300 as meninas feirenses que saíram à rua vestidas de branco da cabeça aos pés com faixas azuis e vermelhas à cintura (cores do município). À cabeça, transportavam uma fogaça – doce tradicional feito à base de farinha de trigo, ovos, manteiga, fermento, canela e raspa de limão, com o formato das quatro torres do castelo da cidade.

Emídio Sousa, presidente da autarquia afirmou, em declarações divulgadas pelos meios de comunicação nacionais, que o investimento da autarquia na programação é ligeiramente superior ao do ano passado, rondando os 55 mil euros e que esperavam uma afluência de 15 a 20 mil visitantes.

A Festa das Fogaceiras teve origem no voto ao mártir São Sebastião feito pelo povo feirense numa altura em que a peste azulou a população. Em troca, o povo prometeu uma festa no dia 20 de janeiro, em que existiria a oferta de pão doce e delgado que, normalmente, era confeccionado apenas em ocasiões especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!