Dia dos Monumentos e Sítios celebra-se a 18 de abril com visitas guiadas

Foto: Ana Regina Ramos

Na próxima quarta-feira, 18 de abril, comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios sob o tema “Património Cultural: de geração em geração”. Vários locais pelo páis fora vão aderir às celebrações com iniciativas e visitas guiadas.

Um dos exemplos acontece no Paço da Giela, em Arcos de Valdevez. Dias 21 e 22 de abril, este monumento nacional implementará um conjunto de oficinas temáticas, com conteúdos e personagens históricos, além de visitas encenadas e guiadas.

Na Porta do Mezio, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, serão organizadas visitas guiadas ao Núcleo Megalítico do Mezio, com o objetivo de dar a conhecer histórias e curiosidades dos antepassados, associadas a monumentos emblemáticos.

Na Torre dos Clérigos, vão ser organizadas três visitas guiadas abertas ao público: às 9h30, 14 horas ou às 17 horas.

A celebração do Dia

Esta data pretende promover os monumentos e sítios históricos nacionais e valorizar o património português, ao mesmo tempo que se alerta para a necessidade da conservação e proteção.

As comemorações estendem-se a todo o país, incluindo várias atividades e visitas guiadas, sob um tema, que varia anualmente. Este ano é: “Património Cultural: de geração em geração”.

A comemoração surgiu em 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO no ano seguinte.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta