O município de Penafiel candidatou-se a Cidade Europeia do Desporto em 2020, ano em que a cidade comemora o 250° aniversário.
O próximo passo na candidatura é a presença de uma delegação europeia para conhecer as condições do concelho.
Penafiel concorre com Anadia e Odivelas. A cidade vencedora será revelada em janeiro de 2019, mês em que arranca a Cidade Europeia do Desporto daquele ano, em Portimão.
“Pretendemos que Penafiel seja um exemplo inspirador para outras cidades”, referiu o presidente da Câmara, lembrando o “forte investimento em infraestruturas para a prática desportiva”, a “capacidade de mobilização da população, das associações desportivas e das entidades públicas na concretização dos objetivos propostos na candidatura”.
Penafiel acolhe, atualmente, diversos eventos desportivos, nacionais e internacionais, e tem investido em diversas infraestruturas desportivas, tendo. No momento, há cerca de 80 espaços desportivos e uma “boa rede de equipamentos”, de acordo com a autarquia em comunicado.
O concelho possui vários campeões de diversas modalidades e, segundo os dados do ano desportivo 2017/2018, Penafiel tem registado 67 clubes e associações desportivas ativas, onde se encontram inseridos 2842 atletas, distribuídos por 23 modalidades.
Além de acolher vários eventos desportivos nacionais e internacionais, atualmente, o município desenvolve também o programa “Séniores+Activos” em 20 instituições sociais, promovendo a prática de atividade física e da modalidade Boccia Sénior, duas vezes por semana, de forma gratuita.
A candidatura foi oficializada numa sessão pública, realizada na passada quarta-feira, dia 25 de julho, no Museu Municipal de Penafiel, onde estiveram presentes: Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Pedro Santana Cepeda, vereador do Desporto; Nuno Pedro Santos, presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto; e Fernanda Ribeiro, atleta portuguesa, natural de Penafiel, embaixatriz da candidatura da cidade.
Tudo tem um principio. Mas este é mais um principio sem fundamemto da cãmara Municipal de Penafiel que se habituou a que tudo é possivel. Deveriam candidatar-se ao concelho que pouco ou nada faz a favor dos Penafidelenses sem qualquer interesse, arrogãncia ou prepotência.