Antes de mais, bom ano! O tema de hoje é baseado nas festividades recentes, especificamente nas resoluções do ano novo. Já começou o novo ano e reparou que não conseguiu pôr em prática alguns dos objetivos que tinha planeado para quando se iniciasse este ano? Desistiu? Ou acha que ainda vai a tempo de os concretizar?
O planeamento de metas e objetivos é uma forma de sentir que se tem controlo sobre a própria vida e ajuda a dar direção para o que se quer fazer ou onde se quer estar de forma a não ficar estagnado.
No entanto, existe uma diferença entre objetivo e meta. O objetivo diz respeito ao que se quer ter, realizar, conquistar, construir, é o ponto onde se quer chegar (i.e. comprar uma casa, ter um novo emprego, viajar, correr uma maratona etc). Por outro lado, as metas são estratégias, atividades específicas e prazos que se define para alcançar os objetivos. Para alcançar um mesmo objetivo podem ser definidas diversas metas, criando um percurso bem definido para alcançar o sucesso. Como exemplo: para correr uma maratona (objetivo) é necessária uma preparação física, iniciar uma alimentação saudável, encontrar um calçado adequado para a corrida, inscrever-se em corridas menores para adquirir experiência – várias metas para o sucesso do objetivo final.
De modo a definir objetivos e metas que não nos façam desistir assim que começamos, é importante ter em atenção alguns aspetos:
- Ser consciente das necessidades humanas e pessoais;
- Definir um objetivo ou meta simples e clara, evitando ambiguidades ou dúvidas;
- Definir objetivos de forma mensurável, ou seja, de forma a que se possa medir o quanto já conquistou desse objetivo;
- Os objetivos e metas devem ser realistas e alcançáveis, metas improváveis geram frustração e desmotivam, sendo um dos motivos que levam à desistência fácil;
- Ideal ter um tempo determinado para alcançar o objetivo ou meta;
- De modo a alcançar um objetivo, definir metas intermediárias (i.e. ir ao ginásio todos os dias da semana – começar a caminhar, ir ao ginásio 1/2x por semana, ir ao ginásio 3x e por fim ir todos os dias.
- Escrever as metas e objetivos no papel ou num local de fácil acesso;
- Valorize todas as conquistas e realização de metas e objetivos, por mais pequenos que sejam.
Através destas dicas repense os objetivos que definiu para o novo ano e mude os que acha que não vão ao encontro das suas expectativas ou que são quase impossíveis de colocar em prática. Nunca é tarde para mudar algo que não se sente bem e se não for no início do ano, qualquer altura é pertinente. Mais vale tarde do que nunca!