Barcelos cria serviço experimental de transportes públicos

A Câmara Municipal de Barcelos, aprovou no passado dia 7 de setembro, uma medida de implementação de um serviço experimental de transportes públicos.

Este serviço engloba a criação de duas linhas – amarela e vermelha -, que estabelece ligação aos principais pontos da cidade, servindo as freguesias de Vila Boa, Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro), Arcozelo, Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia. A linha amarela terá 10 quilómetros de extensão e ligará Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pela Estação da CP. A linha vermelha terá cerca de 13 quilómetros e ligará o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia, passando pelas principais escolas.

O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 6h40 às 19h30 e sábado, das 6h40 às 13h30. Os autocarros da linha amarela passarão a cada 40 minutos e os da linha vermelha, de hora a hora. Os bilhetes terão um custo de um euro e o passe mensal de 20 euros, sendo que as crianças até aos quatro anos não pagam. As pessoas com mobilidade reduzida, estudantes, reformados, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e menores de 13 anos terão direito a 50% desconto no passe.

A Câmara de Barcelos pretende, com esta medida, reduzir o uso de automóveis privados, o consumo de energia, a emissão de dióxido de carbono e desenvolver novos meios de transporte, os principais problemas identificados no Plano Nacional de Políticas de Ordenamento do Território, de modo, a incentivar a utilização de meios alternativos
ao automóvel, otimizador a sustentabilidade da rede de transportes e aumentar a qualidade de vida dos habitante do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!