
O município de Arcos de Valdevez concorreu às “7 Maravilhas Doces de Portugal” com o Bolo de Discos, os Charutos de Ovos, os Rebuçados dos Arcos e o Pão-de-ló de Soajo.
Este concurso, promovido pela RTP, é dedicado, este ano, ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa. São sete categorias em análise: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação.
O Bolo de Discos, os Charutos de Ovos, os Rebuçados dos Arcos e o Pão-de-ló de Soajo foram os doces típicos escolhidos para levar a concurso, com o objetivo de “valorizar e promover as especialidades gastronómicas locais, reforçar a identidade e o sentimento de pertença da população a esta região”, refere a autarquia em comunicado.
“Segundo os organizadores do concurso a grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos”, incentivando ao empreendedorismo local, sendo que a tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderante.
No total, foram 907 as candidaturas submetidas a nível nacional, que vão ser avaliadas pelo Conselho Científico. Após validadas todas as candidaturas, um painel de especialistas votará para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias (sendo três de cada categoria), num total nacional que pode atingir os 420 doces.
Depois de fixada a lista de 21 doces por cada distrito ou região autónoma, os especialistas farão uma nova votação para reduzir a lista a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.
Estes 140 doces serão revelados a 8 de maio e votados pelo público em 20 programas emitidos em direto pela RTP, em julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Esta edição tem uma novidade que é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se juntarão aos 20 pré-finalistas apurados pelo público. Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, a 24 e 31 de agosto.
Em cada semifinal são apurados os sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados.
A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro e será transmitida pela RTP1. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.