A Seleção Portuguesa de Pizzaiolos – composta por Marcelo Silva (Forneria São Dinis, Açores), João Almeida (Grupo S. Martino, Porto) e Fernando Almeida (Di Nando, Ponte da Barca), acompanhados por Michele Mezzero (presidente da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos) e Antonio Mezzero (Campeão Mundial 2018, pizzaria Antonio Mezzero, Matosinhos) – ficou em segundo lugar no Troféu das Nações, que decorreu no dia 19 de setembro em Lungomare Caracciolo, em Nápoles (Itália).
Este troféu encerrou a 18.ª edição do Campeonato Mundial do Pizzaiolo – Troféu Caputo, que decorreu em Nápoles, entre 16 e 19 de setembro.
As três pizzas que a Seleção Nacional apresentou foram elaboradas com produtos 100 por cento portugueses e ingredientes típicos da gastronomia lusa. A pizza favorita do júri foi a “Pizza Del Presidente”, idealizada por Michele Mezzero, que contém: mozzarella, abóbora bebé, alcaparras caseiras, filetes de bacalhau, tomate cherry xuxa e hortelã.
O Troféu das Nações também vai na 18.ª edição e contou com a presença de 20 nações. O primeiro lugar foi atribuído a Taiwan (China) e o terceiro a Itália, refere um comunicado da Associazione Sapori Italiani.
Michele Mezzero confessa que ficou “bastante satisfeito com o segundo lugar”, refere o documento. “Participar neste tipo de competições é sempre bastante recompensador. Além de que é uma experiência inesquecível para os pizzaiolos portugueses, que em espírito de união trabalham em equipa para alcançar os seus objetivos”, continua.
Em outubro, decorre o Campeonato Europeu da Pizza em Milão, seguindo-se o Campeonato Mundial da Pizza 2020, em Las Vegas.