A sexta edição do “Prémios Municípios do Ano – Portugal 2019” conta com 51 candidaturas, estando agora nomeados projetos de 37 municípios para nove categorias regionais, a categoria intermunicipal e para o grande prémio final. Da região norte, há 17 municípios nomeados.
Na categoria Norte com menos de 20 mil habitantes, estão: Amares, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Vinhais. Na categoria Norte com mais de 20 mil habitantes: Bragança, Esposende, Ponte de Lima e Famalicão. Já na categoria Área Metropolitana do Porto, estão Gondomar e Trofa.
À categoria Projeto Intermunicipal ainda pertencem alguns municípios da região norte como: Gondomar, Paredes e Valongo; e Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Valongo, Gondomar e Espinho.
Os restantes municípios portugueses nomeados estão espalhados pelas categorias: Centro com menos de 20 mil habitantes, Centro com mais de 20 mil habitantes, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Regiões Autónomas e também em Projetos Intermunicipais.
A cerimónia de entrega de prémios vai decorrer no dia 15 de novembro, pelas 15h45, no Mosteiro de Arouca, município que venceu a edição do ano passado.
Este concurso é da Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, e pretende reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, refere o site oficial da iniciativa.