A empresa Cottonanswer, que pretende revitalizar a área têxtil, em parceria com o Modatex, lançou em outubro o Prémio de Peça de Vestuário “Green Dress Code” – Moda com Sustentabilidade & Inovação.
Esta distinção é destinada a alunos do Modatex e tem como objetivo criar uma peça de vestuário que reflita os valores da cidade de Barcelos, com uma visão de economia circular e sustentável. Os trabalhos devem ser entregues até dia 28 de fevereiro.
Podem concorrer os alunos do Modatex que frequentem cursos aptos à realização do trabalho em causa, desde o seu desenho, corte e confeção, sendo que os trabalhos podem ser individuais ou coletivos (duas a três pessoas, no máximo), devendo em tais circunstâncias ser efetuada uma peça por aluno (se o grupo for de duas pessoas devem ser criadas duas peças de vestuário e se for de três pessoas devem ser criadas três peças).
O prémio em causa é um estágio remunerado com a duração de três meses, a realizar-se na Cottonanswer, e um valor monetário de mil euros.
Em caso dos trabalhos de grupo, o período de estágio dos três meses será repartido em partes iguais e o mesmo acontece ao valor monetário. Todos os participantes receberão diploma de participação e um kit composto por: T-shirt, saco, caneta e bloco.
O júri, constituído por um representante da Cottonanswer, um representante do Modatex e um elemento a convidar pela organização, divulgará a decisão até ao final do mês de março, refere um comunicado da organização.
Será depois realizada uma cerimónia e desfile com os participantes e o vencedor no Open Day da Cottonanswer, que habitualmente acontece em maio.
“Nesta primeira edição, a participação é direcionada para os estudantes da área, do Modatex, mas a ideia é alargar a participação nos próximos anos para toda a comunidade escolar do sector. É fundamental criarmos aqui um canal direto entre os estudantes e as empresas”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Cottonanswer, António Santos, citado em comunicado.