O município de Barcelos venceu o prémio europeu de “Destino de Turismo Cultural Sustentável”, promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network, numa cerimónia que decorreu no passado dia 24 de outubro, em Granada (Espanha).
Esta distinção acontece após a candidatura, realizada em julho, na categoria “Contribuições das indústrias culturais e criativas (ICCs) para o turismo cultural”, com o tema “Barcelos Cidade Criativa – Contribuições do Artesanato e da Arte Popular como caminhos para um turismo mais sustentável”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, citado num comunicado da autarquia, “este prémio é um orgulho, num universo de centenas de entidades, autoridades locais, associações, empresas e outros agentes do setor turístico de toda a Europa que se candidataram”. “Acima de tudo, porque se trata de um incentivo à prossecução do trabalho municipal em prol do turismo criativo como fator de desenvolvimento local, mas também dando provimento à estratégia de promoção e internacionalização desenvolvidas nos últimos anos tendo o turismo como pretexto”, acrescenta.
Estes prémios existem desde 2014 e funcionam como incentivo a uma consciencialização ética relativamente à importância da sustentabilidade no setor. A edição deste ano foi organizada pela ECTN em parceria com a Europa Nostra, a Comissão Europeia de Viagens e apoiada pela Rota Cultural Iter Vitis do Conselho da Europa.