EM TELA: “Las Chicas del Cable” – Os loucos anos 20

Foto: Netflix/Canva

Constituída por cinco temporadas e 42 episódios, a série “Las Chicas del Cable” (As Telefonistas) é uma das melhores séries (se não a melhor) que apresentarei aqui na crónica. A série enquadra-se na categoria de drama e é um conteúdo espanhol. Sendo que foi lançada em 2017, é importante referir que esta foi a primeira série espanhola original da Netflix.

A história retrata os anos vinte e faz uma representação excelente da importância das telecomunicações com o aparecimento do telefone. A narração desenvolve-se em Madrid numa gigante companhia telefónica liderada pela influente família Cifuentes. Ao longo dos anos (das diferentes temporadas), Espanha começa a viver num contexto de guerra, em que é posta em causa a liberdade social e política. A história começa com um amor de infância que faz a personagem principal (Lídia Aguilar) fazer amizades inesperadas, construindo, a partir daí, um grupo de amizade entre mulheres com força suficiente para mudar o mundo.

Contudo, é necessário perceber e interpretar as inúmeras mensagens que a série nos transmite. Essas mensagens, muitas vezes subentendidas, fazem com que esta seja uma série com um conteúdo riquíssimo, visto que aborda os mais variados temas que têm uma enorme importância no contexto que retrata. A corrupção (devido à guerra e aos interesses políticos e económicos), a falta de liberdade de imprensa (os jornalistas eram vistos como uma ameaça devido à sua função de informar), os verdadeiros valores da vida e da amizade e, claro, a emancipação da mulher (que caracteriza os loucos anos 20) são alguns dos aspetos e das mensagens que este conteúdo nos vai transmitindo ao longo dos diferentes episódios.

Acredito que a história é, sem dúvida, excêntrica, original e muito bem planeada, mas temos de admitir que o elenco de excelentes atores contribui, sem dúvida, para que esta tenha sido uma série de sucesso. “Las Chicas del Cable” deram a sua vida para tornarem o mundo num lugar melhor e a série é um tributo e homenagem a todas as mulheres que se sacrificaram ao longo da história por um mundo diferente.

Poderia escrever-vos muito mais, mas nenhuma palavra ou expressão que possa usar, reflete a excelência desta série, que ficará para sempre marcada na memória.

“Mulheres valentes, generosas, orgulhosas. Mulheres que lutaram pela igualdade de direitos e pela liberdade dos seres humanos”.

Vejam o trailer aqui:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta