EM TELA: “Seaspiracy” – A triste realidade das pescas comerciais

“Seaspiracy” está no top 10 da Netflix e é sobre os oceanos, a sua poluição e destruição. Atrevo-me a escrever que este é o melhor documentário que vi nos últimos dois anos, por vários motivos. Este conteúdo é muito rico porque espelha uma realidade muitas vezes oculta sobre os oceanos e porque a quantidade de informação de qualidade que nos transmite é louvável.

Normalmente, quando ouvimos falar da poluição nos oceanos, pensamos rapidamente no problema do plástico que mata cada vez mais espécies marinhas. As pessoas têm adotado um comportamento mais consciente e sustentável perante o mundo, que é a nossa casa, e a verdade é que muitos plásticos já foram substituídos por cartão ou papel (como o caso dos sacos nos supermercados) e as palhinhas de plástico estão a passar à história.

O que este documentário nos transmite, de um modo geral, é que o problema da poluição e destruição dos oceanos é muito mais complexo do que aquilo que possa parecer e do que, normalmente, as empresas transmitem, visto que a maior ameaça aos oceanos é a pesca comercial. No que diz respeito ao plástico, os materiais de pesca representam mais de 50% do lixo e, no que diz respeito à extinção de espécies, a pesca está no topo do problema.

Na Ásia, matam tubarões, golfinhos e baleias de uma forma abrupta. A pesca de camarão na Tailândia (de modo a esta ser uma exploração barata) envolve rapto e escravidão de seres humanos e, por vezes, o seu assassinato. Empresas que defendem a pesca sustentável não sabem o que isso é porque não existe. São mortos entre 11.000 e 30.000 tubarões por hora e o oceano parece estar a extinguir-se. As pescas comerciais são violentas e, principalmente no continente asiático, a morte destes animais aquáticos é algo normal, porque o dinheiro é sempre o mais importante. Se todo este cenário perdurar, estima-se que em 2048 o oceano poderá estar vazio. Os animais morrerão, as plantas aquáticas (que são importantíssimas para a vida na terra) morrerão e, se o oceano morrer, a próxima espécie a extinguir-se seremos nós, os seres humanos.

Estes são apenas alguns pontos que são abordados neste documentário tão rico e que nos demonstra os interesses e a corrupção de empresas que não praticam o que defendem. Todos nós devemos parar um momento para ver este documentário e refletir sobre as nossas escolhas.

Vejam o trailer aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!