No início da 33.ª jornada da I Liga, o Gil Vicente FC venceu o FC Paços de Ferreira no reduto pacense e garantiu o lugar de manutenção. O FC Porto, ao vencer em Vila do Conde, garantiu o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões, colocando o Rio Ave FC numa situação delicada. O CD Nacional perdeu em casa do FC Famalicão por três bolas a zero e confirmou a descida à II Liga.
Sexta-feira, 14 de maio: FC Paços de Ferreira 0 – 2 Gil Vicente FC
Lourency (11 minutos) e Pedro Marques (52′) marcaram os golos do Gil Vicente FC, que somou o quarto jogo consecutivo sem perder e subiu ao 10.º lugar, com 39 pontos, já a salvo da possibilidade de manutenção.
Com esta derrota, o FC Paços de Ferreira mantém os mesmos 50 pontos na quinta posição, no último encontro em casa do treinador Pepa nos ‘castores’. Já o Gil Vicente FC está em 11.º, com 39 pontos.
SC Braga 2 – 1 Moreirense FC
Abel Ruiz (41 minutos) colocou os bracarenses em vantagem e Rafael Martins empatou aos 87, antes de João Novais (90’+5′) garantir o triunfo do SC Braga, na marcação de uma grande penalidade.
O SC Braga segue no quarto lugar, com 63 pontos, enquanto o Moreirense FC é oitavo, com 40.
Sábado, 15 de maio: Boavista FC 1 – 0 Portimonense SC
O equatoriano Porozo resolveu o encontro, com um golo aos 71 minutos, marcando o regresso dos ‘axadrezados’ aos triunfos, após seis jogos sem vencer, enquanto os algarvios somaram a terceira derrota seguida.
O Boavista FC subiu ao 15.º posto, o primeiro acima da zona de despromoção, com 33 pontos, enquanto o Portimonense SC segue no 14.º lugar, com 34.
Rio Ave FC 0 – 3 FC Porto
Os golos foram marcados no segundo tempo por Toni Martínez, Luis Díaz e Sérgio Oliveira. Os vila-condenses estão em maus lençóis e terão de vencer o CD Nacional na derradeira ronda para fugir à despromoção direta.
O FC Porto garantiu o segundo lugar da I Liga e consequente apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões ao vencer o Rio Ave FC. Esta será a 25.ª presença dos dragões na Liga dos Campeões. O FC Porto está com 77 pontos, enquanto o Rio Ave FC está no primeiro lugar de despromoção (16.º), com 31.
Domingo, 16 de maio: CS Marítimo 0 – 0 Vitória SC
Os vimaranenses estrearam Moreno como quarto treinador na temporada 2020/2021 e ocupam a última vaga de acesso às competições europeias, à segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, com os mesmos 43 pontos do CD Santa Clara, sétimo.
O CS Marítimo, que tinha assegurado a 42.ª presença no principal escalão, subiu ao 13.º lugar, com 35 pontos, enquanto o Vitória SC está na sexta posição, com 43.
FC Famalicão 3 – 0 CD Nacional
A equipa de Manuel Machado tornou-se na primeira a ver a despromoção confirmada esta época, quando ainda falta disputar uma jornada, graças à derrota em Vila Nova de Famalicão. Ivo Rodrigues inaugurou o marcador aos 39 minutos, com um remate colocado à entrada da área após passe de Gil Dias.
No segundo tempo, o CD Nacional cresceu, mas mostrou dificuldade em fazer golos, acabando por voltar a sofrer. Jogada do ataque famalicense, com a bola a acabar nos pés de Iván Jaime, que no interior da área e sem pressão dos adversários, atirou para o fundo da baliza aos 77 minutos.
Aos 80 minutos, Ivo Rodrigues apareceu pela esquerda e cruzou para Valenzuela, que só teve de encostar para o terceiro golo da tarde. Depois de ter sido promovido na temporada passada, após um ano de ausência, o CD Nacional regressa à II Liga, sem conseguir escapar do 18.º e último lugar, com 25 pontos. Já o FC Famalicão encontra-se em nono lugar, com 40 pontos.