Eleições Autárquicas acontecem no domingo. Saibam detalhes sobre o voto

Foto: Element5 Digital/Unsplash

No próximo domingo, dia 26 de setembro, realizam-se as Eleições Autárquicas que vão eleger três órgãos das autarquias locais.

As autarquias locais são os municípios e as freguesias. Os municípios têm os seguintes órgãos: Câmaras Municipais e Assembleias Municipais. As Freguesias também têm como órgãos: Assembleias de Freguesia e Juntas de Freguesia. Estes órgãos defendem os interesses das suas populações.

Nestas eleições gerais – que decorrem de quatro em quatro anos (no final do mandato), no período entre 22 de setembro e 14 de outubro -, os votos elegem três órgãos: a câmara municipal, a assembleia municipal e a assembleia de freguesia. Não se vota para a junta de freguesia, uma vez que o presidente da junta de freguesia é o primeiro candidato da lista para a assembleia de freguesia que tiver mais votos, refere a Comissão Nacional de Eleições.

Para verificar o local e secção de voto pode fazê-lo neste link ou enviando um SMS para o n.º 3838 com RE (ESPAÇO) Número de Identificação civil (ESPAÇO) Data de Nascimento, no formato AAAAMMDD Ex. RE 987897987 20021225.

No dia da eleição, terá de levar consigo um documento de identificação e o/a presidente de mesa vai entregar-lhe três boletins de voto: um de cor verde para a câmara municipal; um de cor amarela para a assembleia municipal; e um de cor branca para a assembleia de freguesia. Para votar basta fazer uma cruz no quadrado ao lado da candidatura que pretende escolher e não escrever mais nada no boletim de voto, caso contrário, o voto não conta.
A campanha oficial arrancou no dia 14 de setembro e termina esta sexta-feira, pelas 23h59; sábado é dia de reflexão e, por isso, é proibido fazer propaganda por qualquer meio na véspera e no dia da eleição. As urnas abrem às 8 horas e encerram às 20 horas.

Pode esclarecer dúvidas relacionadas com a eleição através da Linha de Apoio ao Eleitor (808 206 206) ou consultar o site da Comissão Nacional de Eleições.

Neste site poderá consultar todos os candidatos que estão a concorrer a cada município e também a informação oficial sobre os resultados na noite eleitoral.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta