16.ª Jornada I Liga: SC Braga faz goleada de meia dúzia de golos

Foto: Ana Regina Ramos/Canva

A 16.ª jornada ficou marcada pela goleada de seis golo do SC Braga frente ao Arouca FC. O FC Porto também, à semelhança do que decorreu no jogo da Taça de Portugal, voltou a vencer o duelo contra os principais rivais: o SL Benfica. O encontro entre o FC Famalicão e Belenenses SAD foi adiado devido a um surto de Covid-19 nos famalicenses. 

Terça-feira, 28 de dezembro: CD Tondela 0 – 3 Gil Vicente FC

O Gil Vicente FC venceu em casa do CD Tondela por 3-0, no jogo que abriu a 16.ª jornada da I Liga de futebol. Os golos da equipa gilista foram anotados já na segunda metade, primeiro por Murilo, aos 57 minutos, tendo Matheus Bueno, aos 77′, ampliado a vantagem da sua equipa e Boubacar Hanne, aos 90’+3′, fechado a contagem, impondo a quarta derrota consecutiva ao conjunto tondelense. 

Com esta vitória, o Gil Vicente FC sobe ao sétimo posto, com 23 pontos, enquanto o CD Tondela ocupa o 16.º lugar, com 12. 

CS Marítimo 2 – 0 FC Vizela 

Depois de um nulo ao intervalo, o CS Marítimo entrou melhor na segunda metade e adiantou-se aos 54 minutos, através de Joel Tagueu, na conversão de uma grande penalidade, tendo Rafik Guitane, aos 72′, ampliado a vantagem. 

O FC Vizela esteve a jogar toda a segunda parte com menos uma unidade, devido à expulsão, com vermelho direto, de Nuno Moreira, em cima do intervalo (45’+1′). 

Com este triunfo, o CS Marítimo, subiu ao nono lugar, com 17 pontos, enquanto o FC Vizela, que somou a segunda derrota consecutiva, ocupa o 14.º lugar, com 13. 

Moreirense SC 1 – 0 GD Estoril Praia

Um golo do avançado brasileiro Rafael Martins, aos 28 minutos, selou o segundo triunfo na prova do conjunto de Moreira de Cónegos, depois de sete encontros sem ganhar, e os primeiros pontos, ao terceiro jogo, na ‘era’ Lito Vidigal. 

O Moreirense SC, que tem um jogo em atraso, segue no 15.º lugar, com 12 pontos, enquanto o GD Estoril Praia manteve-se com 25, no quinto lugar da tabela.

 

Quarta-feira, 29 de dezembro: Vitória SC 1 – 1 Boavista FC

Numa altura em que o encontro caminhava para a sua reta final, a equipa vimaranense chegou à vantagem com um golo do avançado colombiano Óscar Estupiñán, aos 81 minutos. 

Os ‘axadrezados’ ainda conseguiram reagir e igualaram o marcador, passados quatro minutos (85′), com um tento de Tiago Ilori. 

Com este empate, o Vitória SC iguala o Gil Vicente FC com 23 pontos e ocupa o oitavo lugar na tabela classificativa. Já o Boavista FC ocupa a 11.ª posição, com 16. 

 

Quinta-feira, 30 de dezembro: FC Paços de Ferreira 2 – 1 CD Santa Clara 

O FC Paços de Ferreira obteve o triunfo com reviravolta. Venceu o CD Santa Clara por 2-1, com golo marcado por um ‘bis’ de Denilson Júnior. Os açorianos, que também procuravam uma vitória, adiantaram-se na reta final da primeira parte, com um golo do japonês Hidemasa Morita, aos 41 minutos, mas os pacenses viraram na etapa complementar, com os dois golos do avançado brasileiro Denilson Júnior. 

Com esta vitória, o FC Paços de Ferreira volta a subir na classificação e chega ao 10.º lugar, com 17 pontos, enquanto o CD Santa Clara é 13.º, com 13. 

Arouca FC 0 –  6 SC Braga 

O SC Braga goleou em Arouca por 6-0, triunfo que possibilitou aos bracarenses fechar o ano destacados no quarto lugar e marcado por ‘hat-trick’ de Vítor Oliveira.

A vitória dos ‘arsenalistas’ começou a desenhar-se muito cedo e, aos 26 minutos, já venciam por 3-0, depois dos golos de Vítor Oliveira aos 5, 12 e 26 minutos, perante um Arouca FC que demorou a ‘entrar’ no jogo e que somou o quarto embate seguido sem vencer na prova. Iuri Medeiros, aos 71′, de grande penalidade, e Roger, aos 75′ e 80′, fecharam a contagem. 

Com esta vitória, o SC Braga reforçou o quarto lugar, somando agora 31 pontos, enquanto o Arouca FC é 12.º, com 14 pontos. 

FC Porto 3 – 1 SL Benfica 

O FC Porto venceu o SL Benfica por 3-1 no clássico disputado no Estádio do Dragão. Os golos de Fábio Vieira, Pepê e Taremi materializaram o domínio portista numa partida em que o SL Benfica continuou perdido, à semelhança do que aconteceu há uma semana para a Taça de Portugal

Yaremchuck marcou o golo dos encarnados mesmo no arranque do segundo tempo, mas a reação positiva da formação visitante ficou-se por aqui. 

Além de bloquear todo o espaço de pensamento dos jogadores do SL Benfica, o FC Porto conseguiu encontrar soluções para o ataque, contra-ataque e defesa. Com este triunfo, o FC Porto termina o ano de 2021 na liderança da I Liga, com 44 pontos. Já o SL Benfica fecha o ano no terceiro lugar, com 37 pontos, menos sete do que o duo de comandantes e mais seis do que o SC Braga, que é quarto classificado. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta