34.ª Jornada I Liga: Moreirense FC evita descida direta para a II Liga

Foto: Ana Regina Ramos/Canva

Graças ao empate do CD Tondela frente ao Boavista FC, o Moreirense FC evita a descida direta à II Liga. O clube minhoto irá, assim, disputar os play-offs frente ao CD Chaves. O SC Braga terminou a temporada 2021/2022 com uma derrota de 3-2 frente ao FC Famalicão.

Sexta-feira, 13 de maio: FC Paços de Ferreira 0 – 2 SL Benfica 

O SL Benfica despediu-se da edição 2021/22 da I Liga de futebol com um triunfo por 2-0 diante do FC Paços de Ferreira. O avançado Henrique Araújo fez os tentos dos encarnados e Martim Neto e Diego Moreira estrearam-se na despedida de Nélson Veríssimo. 

A equipa encarnada termina, assim, a I Liga no terceiro posto com 74 pontos, enquanto o FC Paços de Ferreira termina com 38 pontos, em 11.º lugar. 

 

Sábado, 14 de maio: Moreirense FC 4 – 1 FC Vizela 

A equipa de Moreira de Cónegos teve de esperar até ao último segundo do jogo entre o CD Tondela contra o Boavista FC para saber se descia diretamente ou se ia aos play-offs.  

Com a formação vizelense em inferioridade numérica desde os três minutos, por expulsão de Ivanildo, o Moreirense FC chegou aos golos por Sorri Mané, aos oito minutos, Artur Jorge, aos 16, Derik, aos 30, e Yan Matheus, aos 66, mantendo-se na luta pela 13.ª presença no principal escalão. Marcos Paulo reduziu para os vizelenses, aos 90’+3′. 

O Moreirense FC termina o campeonato com 29 pontos, na 16.ª e na antepenúltima posição, lugar de play-off com o terceiro colocado da II Liga, o CD Chaves. 

O FC Vizela terminou a segunda temporada na I Liga no 14.º lugar, com 33 pontos. 

CD Tondela 2 –2 Boavista FC 

O CD Tondela caiu para a II Liga portuguesa de futebol, ao empatar 2-2 na receção ao Boavista FC. A formação finalista da Taça de Portugal, que disputava a I Liga desde 2015/16, esteve duas vezes em vantagem, com golos de Sagnan, aos 41, e João Pedro, aos 77, mas os axadrezados empataram em ambas as ocasiões, por Kenji Gorré, aos 51′, e Yusupha, aos 86′. 

Com este empate e a goleada do Moreirense FC na receção ao FC Vizela, por 4-1, o CD Tondela terminou a prova no 17.º e penúltimo lugar, com 28 pontos. O Boavista FC termina a prova com 38 pontos, em 12.º lugar. 

FC Porto 2 – 0 GD Estoril Praia

O FC Porto encerrou a I Liga com um triunfo por 2-0 sobre o GD Estoril Praia, resultado que lhe permite estabelecer um novo recorde de pontos na prova: 91. Depois de uma primeira parte menos inspirada, os dragões colocaram-se na frente graças a um autogolo de Joãozinho, cabendo a Fernando Andrade fechar a contagem. 

O GD Estoril Praia terminou na nona posição, com 39 pontos. 

 

Domingo, 15 de maio: FC Famalicão 3 – 2 SC Braga 

Ricardo Horta inaugurou o marcador logo no primeiro minuto e Vítor Oliveira marcou o segundo, aos 19′, antes de o FC Famalicão empreender a reviravolta, com tentos de Banza, aos 43′ e 89′, e Bruno Rodrigues, aos 80′. 

O SC Braga terminou a edição de 2021/22 da I Liga na quarta posição, com 65 pontos, enquanto o FC Famalicão finalizou no oitavo posto, com 39. 

Vitória SC 5 – 0 Gil Vicente FC 

Num encontro disputado à porta fechada, devido a castigo, os vimaranenses impuseram-se com golos de Óscar Estupiñán, aos 20 minutos, Rúben Lameiras, aos 51′, Janvier, aos 83′, Ricardo Quaresma, aos 84′, e Bruno Duarte, aos 90′. 

O Gil Vicente FC termina o campeonato no quinto lugar, com 51 pontos, enquanto o Vitória SC, é sexto classificado com 48.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta