33.ª Jornada I Liga: Festa do título adiada mais uma vez

Ficar a saber quem é o campeão desta temporada 2022/23 fica adiado, mais uma vez, para a última jornada. O FC Porto teve um jogo sofrido no terreno do FC Famalicão, mas levou os três pontos para casa, ao vencer por 4-2. No jogo do Sporting CP contra o SL Benfica, os leões estiveram a ganhar por 2-0, mas já na segunda parte as águias conseguiram empatar. 

O Vitória SC também assegurou o quinto lugar e o FC Arouca o sexto, posição que lhe permite um lugar nas pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa de 2023/24. 

Sexta-feira, 19 de maio: CS Marítimo 1 – 0 FC Vizela 

O CS Marítimo fugiu em definitivo à despromoção direta na I Liga, ao vencer por 1-0 o FC Vizela, no Funchal. Com esta vitória, o CS Marítimo selou o 16.º lugar e que dita a presença num play-off com o terceiro classificado da II Liga. 

O FC Vizela, com uma posição mais tranquila na tabela, até foi o primeiro a criar perigo, num remate de Rashid bem defendido por Marcelo Carné. As oportunidades de golo foram surgindo ao longo da partida.  

O CS Marítimo chegou a pensar que ia beneficiar de uma grande penalidade, mas a decisão foi revertida pelo VAR, porque a falta que ditaria o penálti foi, afinal, cometida fora da área.  

Contudo, um golo já ao cair do pano (aos 90’+5′) deu a vitória à equipa madeirense. Quanto aos vizelenses, seguem no 11.º lugar, com 40 pontos. 

 

Sábado, 20 de maio: FC Arouca 1 – 0 GD Chaves 

Uma grande penalidade apontada pelo guineense Morlaye Sylla, aos 63 minutos, selou o triunfo do FC Arouca, o que faz com que garanta um lugar nas pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa de 2023/24. 

Os arouquenses passaram a somar 51 pontos, enquanto os flavienses estão com 46 pontos, na sétima posição.

Boavista FC 1 – 1 SC Braga 

O Boavista FC conseguiu empatar com o SC Braga já nos minutos de descontos. Os minhotos abriram o marcador aos 59 minutos, numa infelicidade de Reggie Cannon. Centro de Álvaro Djaló e autogolo do norte-americano que, na tentativa de cortar a bola, traiu o guarda-redes Bracali e marcou na baliza erra. 

Os axadrezados chegaram ao empate aos 90+3 minutos pelo goleador Yusupha. Centro tenso de Abascal na esquerda e Yusupha, ao segundo poste, a rematar de forma acrobática para um grande golo. 

O SC Braga soma 75 pontos, menos quatro do que o segundo classificado, FC Porto, e mais cinco do que o quarto classificado, o Sporting CP. Já o Boavista FC  sobe está na décima posição, com 41. 

FC Famalicão 2 – 4 FC Porto 

O FC Porto venceu por 4-2, sendo que quatro destes golos foram apontados na conversão de grande penalidade. Desde cedo que os dragões mostraram que queria vencer na casa do FC Famalicão: ao minuto 2, Eustáquio muito perto do golo, valendo a enorme defesa do guarda-redes Luiz Júnior.  

É logo aos quatro minutos que surge o primeiro penálti da partida: Ivo Rodrigues derruba Otávio na área. Taremi falha a grande penalidade, enviando a bola à figura do guarda-redes. Fábio Veríssimo manda repetir o penálti, uma vez que Riccieli entrou na grande área antes do remate do avançado iraniano. Taremi repete a grande penalidade e, desta vez, não falha. 

Ao passar dos primeiros 10 minutos, o FC Porto aumenta a vantagem: em lance corrido, o avançado iraniano bisa no encontro após passe de Otávio. Já a fazer a meia hora de jogo é a vez de o FC Famalicão diminuir a vantagem no marcador, através de Iván Jaime. 

Aos 41 minutos, Fábio Veríssimo interpretou a abordagem de Pepê como jogo perigoso, tendo acertado na cara de Otávio. Na marcação da grande penalidade, Colombatto rematou certeiro.  

No segundo tempo, aos 61 minutos, o FC Porto reclamou mão na bola por parte de Zaydou e, do lado famalicense, os jogadores disseram que a bola já tinha ultrapassado a linha depois do cruzamento de Pepê. Fábio Veríssimo foi ver as imagens e apontou para a marca dos 11 metros. Mehdi Taremi voltou a marcar, com Luiz Júnior ainda a adivinhar o lado, mas o remate forte não deu hipóteses. 

Pouco tempo depois, alertado pelo VAR, Fábio Veríssimo foi ver novamente as imagens de um lance entre Otávio e Evanilson e de lá trouxe a notícia de mais um penálti para o FC Porto. Mehdi Taremi marcou uma vez mais.  

Aos 81 minutos, golo anulado a Galeno por fora de jogo, uma vez que Taremi estava adiantado antes do passe de Uribe. 

Os azuis e brancos somam agora 82 pontos, está com menos dois do que o Benfica. O FC Famalicão  é oitavo, com 43. 

 

Domingo, 21 de maio: Vitória SC 1 – 0 Gil Vicente FC 

Os vimaranenses procuraram o golo ao longo dos 90 minutos, mas este só apareceu para lá do minuto 90. Um golo do suplente brasileiro Anderson, aos 90+3 minutos, selou o triunfo do Vitória SC. 

O triunfo permite à equipa de Moreno segurar o quinto lugar, com 53 pontos, contra 51 do FC Arouca, sexto. O Gil Vicente é 14.º, com 34 pontos.

Casa Pia AC 2 – 2 GD Estoril Praia 

No Estádio Municipal de Leiria, ‘casa emprestada’ do Casa Pia AC, foi a equipa visitante a primeira a marcar: Cassiano adiantou o marcador aos 74 minutos. Dez minutos depois, é a vez de o Casa Pia AC igualar o marcador. Já nos minutos de compensação, aos 90’+6’, Saviour coloca a equipa da casa em vantagem, mas rapidamente Pedro Álvaro igualou para o GD Estoril Praia.  

O Casa Pia AC é nono classificado, com 41 pontos, enquanto o GD Estoril Praia, já com a manutenção garantida, continua em 15.º, com 32. 

FC Paços de Ferreira 3 1– Rio Ave FC 

Apesar de saber que estava condenado à descida à II Liga, o FC Paços de Ferreira venceu o Rio Ave FC por 3-1.

Os pacenses marcaram primeiro, por Nigel Thomas, logo aos 34 segundos, mas a vantagem durou pouco. Aos três minutos, Patrick William restabeleceu a igualdade para os visitantes. Porém, já na segunda parte, um autogolo de Aderllan Santos e uma grande penalidade convertida por Guedes ditaram o triunfo dos castores. 

O FC Paços de Ferreira abandona o último lugar, ao somar 23 pontos, enquanto o Rio Ave FC e é 12.º, com 39. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!