Vila Nova de Famalicão é o primeiro território do Norte a receber a atribuição de Região Empreendedora Europeia

No passado dia 6 de julho, o Comité das Regiões Europeu atribuiu a Vila Nova de Famalicão o galardão de Região Empreendedora Europeia 2024. Assim, esta cidade torna-se o primeiro território da Região Norte de Portugal a quem é atribuída esta distinção.

Na nota de imprensa publicada no website da autarquia, pode ler-se que “a atribuição a Vila Nova de Famalicão do estatuto de ‘Região Empreendedora Europeia 2024’ é o melhor testemunho da vitalidade económica” do território e “o reconhecimento do mérito” das políticas públicas, “nomeadamente, de estímulo ao empreendedorismo”, disse o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, na sua intervenção no Parlamento Europeu.

O autarca referiu, ainda, que “é o corolário de décadas de trabalho, dedicação e perseverança e que teve vários protagonistas, nomeadamente, os empresários, os trabalhadores, o poder local, escolas, escolas profissionais, centros tecnológicos e de investigação”. Mário Passos agradeceu também “em nome do município a todos os agentes económicos do concelho pela força motriz que empregam” ao território.

De acordo com o Comité das Regiões Europeu, esta distinção destina-se às “regiões ou municípios que apresentem o plano de prospetiva mais credível, inovador e promissor”. No caso de Vila Nova de Famalicão, enquadram-se as dinâmicas do Famalicão Made IN e do Famalicão Created IN, que se vêm reconhecidas pelo processo de internacionalização do concelho, as ações desenvolvidas a área da governança e das parcerias institucionais, nomeadamente na elaboração e desenvolvimento do Plano Estratégico Famalicão.30, a força exportadora e produtora do concelho e o crescimento dos centros tecnológicos e universidades presentes no território.

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal revelou que “o estatuto de “Região Empreendedora Europeia 2024” traz a Vila Nova de Famalicão “novas sementes a uma terra já de si fértil, potenciando um ADN empreendedor, um ecossistema propício à inovação e uma visão de futuro coletivo” e vai ser capaz de fortalecer a “matriz empreendedora através de estratégias orientadas para o futuro, dinamizando e robustecendo a indústria, os centros tecnológicos, as universidades, as escolas e apoiando as startups e Pequenas e Médias Empresas a posicionarem-se nas grandes transformações globais, beneficiando de financiamento europeu”.

Para além de ser o primeiro território do Norte a receber esta distinção de Região Empreendedora Europeia 2024, Vila Nova de Famalicão é também a única cidade/região portuguesa a ostentar este galardão em 2024.

Este acontecimento decorreu em Bruxelas, durante a realização da 156.ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu, composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da União Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!