SC Braga e FC Famalicão foram os primeiros a entrar em campo na nova temporada 2023/24. E, para grande surpresa de início de época, os famalicenses arrecadaram a primeira vitória frente aos bracarenses. Outro grande destaque vai para o Boavista FC que conseguiu os três pontos frente ao SL Benfica, atual detentor do título de campeão nacional e da Supertaça Cândido Oliveira.
É importante realçar, ainda, a partida entre Sporting CP e FC Vizela. Os leões estiveram na frente no marcador, mas, em menos de um minuto, os vizelenses conseguiram chegar ao empate. Contudo, Paulinho foi a salvação da equipa leonina com um golo ao cair do pano.
Sexta-feira, 11 de agosto: SC Braga 1 – 2 FC Famalicão
O SC Braga é o primeiro a inaugurar o marcador do arranque da temporada 2023/24. Ricardo Horta foi o autor do tento bracarense, através de um livre direto. Logo de seguida, o FC Famalicão ameaça a baliza adversária, mas Matheus teve uma boa intervenção.
O clube famalicense acabou mesmo por reagir à desvantagem e, aos 67 minutos, Afonso Rodrigues igualou o resultado. Já ao cair do pano, 90’+5’, Aranda deu a vitória ao FC Famalicão.
Com este resultado, o FC Famalicão tornou-se no primeiro líder da prova com três pontos.
Sábado, 12 de agosto: Gil Vicente FC 5 – 0 Portimonense SC
O Gil Vicente FC entrou a ganhar na edição 2023/24 da I Liga Portuguesa de Futebol, ao golear em casa o Portimonense SC por 5-0.
Os tentos da equipa da Região Norte foram apontados pelo japonês Kanya Fujimoto, aos 9 e 45+5 minutos, Pedro Tiba, aos 58′, Tidjany Touré, aos 72′, e Gabriel Pereira, aos 90’+5′.
Com este resultado, o conjunto de Barcelos é o líder provisório da tabela classificativa.
Sporting CP 3 – 2 FC Vizela
Os leões começaram a nova época com o pé direito, graças a um golo de Paulinho ao cair do pano. Viktor Gyökeres estreou-se em grande em jogos oficiais pelo Sporting CP e marcou por duas vezes, no espaço de um minuto, à passagem do quarto de hora da primeira parte.
Na segunda parte, a equipa de Rúben Amorim adormeceu e permitiu a reação por parte do FC Vizela, também com dois golos no espaço de um minuto. Contudo, já nos minutos de compensação, Paulinho salvou a equipa leonina com um golo ao cair do pano, fazendo o 3-2 final do marcador.
Domingo, 13 de agosto: Rio Ave FC 2 – 0 GD Chaves
Leonardo Ruiz, aos 64 minutos, de grande penalidade, e Zé Manuel, aos 90’+8′, marcaram os golos da partida em Vila do Conde. Os flavienses jogaram com menos um elemento desde o primeiro quarto de hora. Bruno Langa viu dois cartões amarelos numa questão de poucos segundos.
A formação de Vila do Conde não entrava a vencer num campeonato desde 2017/18.
CF Estrela Amadora 0 – 1 Vitória SC
O único golo da partida foi marcado aos 24 minutos, por Jota Silva. Os estrelistas, que voltaram a disputar uma partida no principal escalão 14 anos depois, ficaram reduzidos a 10 elementos, por expulsão de Miguel Lopes, com cartão vermelho direto, aos 20’.
O Vitória SC junta-se a mais clubes que entraram a vencer no início de uma nova temporada do futebol português.
FC Arouca 4 – 3 GD Estoril Praia
Holsgrove (10 minutos), João Marques (49’) e Alejandro Marqués (70’) marcaram os golos do GD Estoril Praia. O FC Arouca foi sempre igualando o marcador, por Rafael Mujica (20’), Cristo González (57’) e Volnei (73’, na própria baliza), antes de Pedro Santos garantir o triunfo dos anfitriões, que jogaram reduzidos a 10 elementos desde os 37 minutos, por expulsão de Kouassi.
De recordar que os arouquenses encontram-se a meio da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, com os noruegueses do SK Brann.
Segunda-feira, 13 de agosto: Moreirense FC 1 – 2 FC Porto
Um arranque difícil para o FC Porto, pois já vinha com pressão por ter perdido a Supertaça Cândido Oliveira, e o Moreirense FC regressou à I Liga em força. A equipa de Moreira de Cónegos foi a primeira a inaugurar o marcador, através de Frimpong, aos 51 minutos.
Toni Martínez (67′) e Wendell (74′) conseguiram a reviravolta para os portistas, numa segunda parte imprópria para cardíacos. Wendell ainda viu o segundo cartão amarelo e acabou expulso.
Boavista FC 3 – 2 SL Benfica
Depois de conquistar a Supertaça Cândido Oliveira, o SL Benfica entra com o pé esquerdo na nova época. Di María ainda adiantou os encarnados no marcador, mas a expulsão de Musa inverteu por completo a tendência do jogo.
Boženík aproveitou a vantagem numérica para empatar, Rafa ainda fez o 2-1, mas António Silva cometeu penálti – que Bruno Lourenço não desperdiçou – e, mesmo a fechar, os axadrezados garantiram a vitória num contra-ataque concluído, uma vez mais, por Boženík, mesmo ao cair do pano. Bruno Lourenço também acabou por ser expulso, ao levar o cartão vermelho direto.