Depois da derrota frente ao SL Benfica, o SC Braga regressou aos triunfos ao vencer por 3-1 o Casa Pia AC. O GD Chaves voltou a perder, desta vez, frente ao FC Porto e continua em último lugar da tabela classificativa.
Sábado, 23 de dezembro: Vitória SC 1 – 0 Rio Ave FC
Tiago Silva marcou aos 63 minutos, de grande penalidade, o único golo dos vitorianos, em jogo antecipado da 15.ª jornada.
Com este resultado, o Vitória SC passou a somar 29 pontos, estando na quinta posição da tabela classificativa. O Rio Ave FC segue no 17.º posto, de acesso ao play-off de manutenção, com 12 pontos.
FC Vizela 0 – 0 Moreirense FC
O Moreirense FC atrasou-se na corrida por um lugar de acesso às competições europeias, ao ceder um nulo (0 – 0) na visita ao FC Vizela.
Ainda assim, a formação de Moreira de Cónegos mantém-se no sexto lugar, com 26 pontos, a três do Vitória SC. Já o FC Vizela, que estreou o novo treinador, o espanhol Rubén de la Barrera, é agora 16.º colocado, com 12 pontos.
Quinta-feira, 28 de dezembro: CF Estrela da Amadora 1 – 4 FC Arouca
No Estádio José Gomes, o CF Estrela da Amadora adiantou-se no marcador com um golo do defesa angolano Kilonda Gaspar, aos 11 minutos, mas o FC Arouca deu a volta na segunda parte. Os tentos dos espanhóis Rafael Mújica (47’), Jason (77’) e Javi Montero (80’) e do congolês Bukia (90+1’), com os forasteiros a desperdiçarem ainda um penálti aos 74′, por Cristo González, num lance que originou a expulsão do guarda-redes Dida.
Com este triunfo, o FC Arouca está no décimo lugar, com 16 pontos, e alcançou o CF Estrela da Amadora na classificação, que é 11.º, com os mesmos pontos.
Sexta-feira, 29 de dezembro: SL Benfica 3 – 0 FC Famalicão
No Estádio da Luz, a equipa da casa marcou por Arthur Cabral, Rafa e Petar Musa, num jogo resolvido nos derradeiros minutos. Desde cedo que os jogadores do SL Benfica ameaçaram a baliza adversária. O FC Famalicão também foi crescendo no jogo, mas sem criar grande perigo.
O primeiro golo surgiu ao passar da primeira meia hora de jogo: Arthur Cabral só teve de encostar para golo. Depois de Luiz Junior negar o golo a Arthur Cabral aos 64’, numa transição rápida, o SL Benfica fez o 2-0, aos 85 minutos, através de um remate de Rafa. Nova explosão de alegria na Luz, aos 89′, por Petar Musa.
Com este resultado, o SL Benfica chega aos 36 pontos, sendo segundo classificado, enquanto o FC Famalicão mantém-se no sétimo posto com 18 pontos.
FC Porto 1 – 0 GD Chaves
Os primeiros 15 minutos foram intensos: a pressão muito alta de ambas as partes tornava o campo curto, sem muito espaço para se jogar. Uma primeira parte sem golos, a segunda arrancou como a primeira.
João Mário fez o primeiro e único golo da noite perto dos 60 minutos de jogo. Com este resultado, o FC Porto está com 34 pontos, na terceira posição. Já o GD Chaves continua em último lugar da tabela, com 10 pontos.
Sábado, 30 de dezembro: Gil Vicente FC 1 – 0 Boavista FC
O Gil Vicente FC venceu o Boavista FC por 1-0 e regressou aos triunfos no campeonato no fecho de 2023, enquanto os ‘axadrezados’ não ganham há 10 jogos. Em Barcelos, o brasileiro Murilo marcou o único golo da partida aos 64 minutos, de grande penalidade.
Com esta vitória, o Gil Vicente FC sobe ao 14.º lugar, com 15 pontos, a um do Boavista FC, que está em 13.º.
Casa Pia AC 1 – 3 SC Braga
O SC Braga regressou aos triunfos na prova, depois do desaire caseiro com o SL Benfica na ronda anterior. Depois de uma primeira parte com oportunidades para ambos os lados, mas com o nulo a persistir, apesar de maior ascendente dos bracarenses, a segunda parte trouxe os golos.
O primeiro surgiu com alguma polémica à mistura, aos 51 minutos: alívio da defesa casapiana na sequência de um canto de Borja, Moutinho de fora da área devolveu a bola para a área de cabeça; Ricardo Batista saiu da baliza e, perante a presença de Niakaté, acabou por não conseguir defender. O lance foi alvo de VAR, para analisar a interferência do defesa bracarense no lance, adiantado em relação ao penúltimo defensor adversário, mas acabou por ser validado.
À entrada para o quarto de hora final, porém, o Casa Pia AC restabeleceu a igualdade. Clayton caiu na área num duelo com Victor Gómez e Tiago Martins apontou para a marca dos 11 metros. Na transformação do castigo máximo, o mesmo Clayton empatou.
Só que o empate apenas demorou três minutos. Aos 77, Zalazar bateu um livre para a grande área do Casa Pia AC e Banza, de cabeça, conseguiu desviar para o 2-1. O triunfo seria, depois, confirmado pelo próprio Zalazar, aos 88 minutos, na conversão de um livre direto para o 3-1 final.
Com este triunfo, o SC Braga segue em quarto, agora com 32 pontos, a dois do Sporting CP. Já o Casa Pia AC é 12.º, com 16.