17.ª Jornada I Liga: Apesar da derrota, o Rio Ave FC criou dificuldades ao SL Benfica

O Rio Ave FC até marcou primeiro no Estádio da Luz e dificultou o jogo às águias, contudo, acabou derrotado por 4-1. O GD Chaves também sofreu derrota pesada frente ao líder Sporting CP e termina a primeira volta na última posição da tabela. 

Sábado, 13 de janeiro: Casa Pia AC 0 – 2 FC Famalicão 

Chiquinho (45+1 minutos) e Jhonder Cádiz (66′) marcaram os golos dos minhotos. O Casa Pia AC terminou o encontro reduzido a 10 elementos, por expulsão do guarda-redes Ricardo Batista (86 minutos). 

Com a vitória, o FC Famalicão subiu ao sétimo lugar da I Liga, com 22 pontos. O Casa Pia AC é 10.º classificado, com 19.  

GD Chaves 0 – 3 Sporting CP 

Os extremos do campeonato encontraram-se na última jornada da primeira volta, mas foi o líder que acabou por levar a melhor no território do GD Chaves. A primeira oportunidade de golo surgiu por parte dos leões, aos 11 minutos.   

As oportunidades surgiam, mas o guardião flaviense ia negando o golo à equipa visitante até ao minuto 44. Vasco Fernandes corta a bola após canto batido por Trincão, mas Paulinho aparece em frente à baliza para inaugurar o marcador. O lance ainda foi avaliado pelo VAR, mas Luís Godinho acabou por validar o tento ao avançado. 

Pouco depois da segunda parte ter iniciado, os leões aumentam a vantagem: cruzamento rasteiro de Nuno Santos para Trincão, aos 52 minutos. Quatro minutos depois, a festa continuou a ser verde e branca: Pedro Gonçalves remata de fora da área para o fundo das redes da baliza de Hugo Souza. 

O Sporting CP termina a primeira volta do campeonato na liderança, com 43 pontos, na outra extremidade, o GD Chaves fecha em último lugar, com 11 pontos. 

GD Estoril Praia 1 – 3 Moreirense FC 

Aparício (30 minutos), Marcelo (33′) e Alan (74′) marcaram os golos dos minhotos e João Carlos (90′) reduziu para os estorilistas. Assim, o Moreirense FC é sexto classificado da I Liga, com 29 pontos, enquanto o GD Estoril Praia é 13.º, com 17. 

 

Domingo, 14 de janeiro: Gil Vicente FC 1 – 1 CF Estrela da Amadora 

O brasileiro Gabriel Pereira, aos 12 minutos, deu vantagem à equipa do Norte, mas o maliano Régis empatou para os amadorenses, aos 88’. O CF Estrela da Amadora, sem vencer há quatro encontros, segue na 11.ª posição, com 18 pontos, mais dois do que o Gil Vicente FC (15.º), que não perde em casa há sete partidas. 

SL Benfica 4 – 1 Rio Ave FC 

O SL Benfica venceu o Rio Ave FC, que esteve a ganhar e ameaçou a surpresa na Luz, num jogo em que o resultado esconde as dificuldades pelas quais os encarnados chegaram a passar. Os vila-condenses marcaram logo aos nove minutos e ameaçaram por duas vezes o 0-2 antes de Di María empatar para as águias a chegar à meia hora de jogo.  

Aos 58’, a equipa de Vila do Conde ficou reduzida a 11 elementos, com expulsão de Aderlan Santos. O SL Benfica aproveitou a superioridade numérica, com um golo de António Silva (61’) e outro do reforço Marcos Leonardo (80’). Já nos descontos, João Mário fez o resultado final. 

O SL Benfica mantém a segunda posição na tabela classificativa, com 42 pontos, menos um do que o líder Sporting CP. O Rio Ave FC é 16.º, com 15 pontos.  

FC Vizela 1 – 4 Boavista FC 

O FC Vizela sofreu derrota pesada em casa frente ao Boavista FC. Um jogo em que os vizelenses até dispuseram de várias oportunidades e poderiam ter chegado à vantagem numa fase inicial do encontro.   

O Boavista FC esteve a vencer por 4-0, com golos da autoria de Sasso (24′), Tiago Morais (40′), Rodrigo Abascal (52′) e Boženík (65′). Essende (87′) ainda encurtou distâncias para a equipa da casa. 

Com este resultado, o FC Vizela continua assim na 17.ª posição, contabilizando 13 pontos. O Boavista FC ocupa a nona posição, com 20 pontos.  

FC Porto 2 – 0 SC Braga 

Os primeiros sinais de perigo na partida foram do lado dos dragões, com Francisco Conceição a ganhar a linha e a deixar Evanilson em posição privilegiada, mas o avançado não deu o melhor seguimento à jogada.  

Fábio Cardoso respondeu da melhor maneira a um livre bem batido por Francisco Conceição e deixou o FC Porto na frente do marcador, logo aos 13 minutos. Logo no arranque do segundo tempo, Borja conduz a bola para a zona interior e Evanilson roubou-a, sendo depois abalroado por Matheus dentro da área. Na conversão, o avançado brasileiro não tremeu e aumentou a vantagem portista, logo aos 49 minutos. 

O FC Porto é terceiro na classificação, com 38 pontos, menos quatro pontos do que o SL Benfica. Já o SC Braga está na quarta posição, com 33 pontos, os mesmos que o Vitória SC. 

 

Segunda-feira, 15 de janeiro: Vitória SC 2 – 1 FC Arouca 

O Vitória SC venceu na receção ao FC Arouca por 2-1, no jogo que encerrou a primeira volta da I Liga de futebol, alcançando o SC Braga no quarto lugar. O jogo até se iniciou da melhor maneira para o FC Arouca, com o golo de Jason, logo aos oito minutos, mas os vimaranenses reagiram e igualaram ainda antes do intervalo, através de Jota, aos 45’, para André Silva, aos 64’, consumar a reviravolta. 

Com este triunfo, o Vitória SC conserva o quinto lugar, agora com os mesmos 33 pontos do seu rival minhoto, que ocupa o quarto, enquanto o FC Arouca ocupa o 14.º posto, com 16 pontos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!