O FC Vizela foi o primeiro a abrir os jogos da segunda ronda da I Liga e acabou derrotado em casa por 2-5 frente ao Sporting CP. O GD Chaves e o Rio Ave FC defrontaram-se e terminaram a partida sem golos. Com estes resultados, o Rio Ave FC está no 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção; o FC Vizela está em 17.º e o GD Chaves em último lugar da tabela classificativa.
Quinta-feira, 18 de janeiro: FC Vizela 2 – 5 Sporting CP
O Sporting CP teve de suar mas conquistou uma vitória preciosa em Vizela. Os vizelenses abriram o marcador aos 13 minutos de jogo, através de Soro. O Sporting CP só conseguiu igualar o marcador nos minutos de descontos da primeira parte, através de Gyökeres.
O segundo tempo começou a todo o gás. Nem um minuto tinha passado e o Sporting CP passou para a frente do marcador, com um golo de Trincão. O assalto ofensivo do Sporting CP deu novamente frutos aos 56 minutos, quando, após um livre ensaiado Trincão, encontrou Paulinho solto na área e o avançado cabeceou para alargar a vantagem leonina.
O FC Vizela marcou o segundo golo aos 63 minutos. Contudo, o Sporting CP aumentou a vantagem aos 72 minutos. Com este resultado, os vizelenses ocupam a 17.ª posição, com 13 pontos, menos um do que o GD Chaves, último classificado.
O Sporting CP mantém-se em primeiro lugar, com 46, menos um do que o rival SL Benfica.
FC Famalicão 1 – 2 SC Braga
Os famalicenses adiantaram-se no marcador aos 62 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Jhonder Cádiz, mas os ‘arsenalistas’ viraram o marcador com tentos de Cristián Borja, aos 73′, e Álvaro Djaló, aos 90’+11′.
Com esta vitória, os bracarenses chegam aos 36 pontos, a dois do FC Porto, enquanto o FC Famalicão ocupa o oitavo lugar, com 22 pontos.
Sexta-feira, 19 de janeiro: SL Benfica 2 – 0 Boavista FC
Um golo de Di María e outro de Marcos Leonardo bastaram para o SL Benfica bater o Boavista FC no Estádio da Luz. Apesar da exibição um pouco cinzenta, os encarnados levam os três pontos e mantêm perseguição ao líder Sporting CP.
O SL Benfica entra na segunda volta a vencer e soma agora 45 pontos, apenas menos um do que os leões. O Boavista FC mantém os 20 pontos e encontra-se na nona posição.
Sábado, 20 de janeiro: GD Estoril Praia 1 – 2 FC Arouca
Os estorilistas foram os primeiros a marcar, logo aos três minutos de jogo, por Rafik Guitane. Minutos depois, aos 8’, o FC Arouca repôs a igualdade no marcador, com golo de Rafa Mujica. Tiago Esgaio marcou o golo da vitória arouquense, aos 45+1 minutos.
O FC Arouca está no 10.º lugar, com 19 pontos, enquanto o GD Estoril Praia está no 15.º posto, com 17.
FC Porto 5 – 0 Moreirense FC
O FC Porto conseguiu a maior goleada da época no campeonato (5-0) frente ao Moreirense FC. Logo aos cinco minutos, Francisco Conceição, solto de marcação, tinha tudo para fazer o primeiro, mas pegou mal na bola. O avançado redimiu-se logo a seguir, com um cruzamento milimétrico a encontrar Wendell ao segundo poste. Estava feito o primeiro no Estádio do Dragão.
O FC Porto ia dificultando a primeira fase de construção dos cónegos, que tentavam criar perigo nas saídas rápidas, mas sem incomodar verdadeiramente o guardião portista, Diogo Costa. O Moreirense FC quase empatou logo a abrir a segunda parte.
Aos 60’, Alan Varela cruzou e Evanilson, com um desvio ao primeiro poste, cabeceou para o fundo da baliza. O FC Porto tomou-lhe o gosto e, aos 70′, viu Galeno arrancar em zona frontal e a rematar de fora da área, rasteiro, para o terceiro da noite. Wendell fez o 4-0 logo a seguir e ainda deu para Alan Varela estrear-se a marcar pelos dragões.
O FC Porto mantém a terceira posição, com 41 pontos. Já o Moreirense FC é sexto classificado, com 29.
Domingo, 21 de janeiro: Portimonense SC 0 – 2 Gil Vicente FC
Murillo, aos 42 minutos, e Félix Correia, aos 81′, fizeram os golos do triunfo minhoto. Os três pontos conquistados permitem aos comandados de Vítor Campelos fugir aos lugares de despromoção, ocupando agora o 11.º lugar. Já o Portimonense SC é 14.º classificado, com 18 pontos, os mesmos que o CF Estrela Amadora.
GD Chaves 0 – 0 Rio Ave FC
O GD Chaves e o Rio Ave FC, duas equipas em situação aflita na tabela classificativa, empataram a zeros no marcador. A equipa flaviense tem apenas 12 pontos e já não vence há seis jogos. Neste encontro falhou uma oportunidade de sair com os três pontos, quando o espanhol Héctor Hernández permitiu que o guarda-redes vila-condense Jhonatan defendesse uma grande penalidade em cima dos 90 minutos.
O GD Chaves fecha esta primeira jornada da segunda volta na última posição, com 12 pontos, enquanto o Rio Ave FC está duas posições acima, no 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção, com 16.
Vitória SC 3 – 0 CF Estrela Amadora
A equipa vimaranense chegou ao intervalo já a vencer 1-0, com um golo de Nuno Santos, aos 14 minutos, tendo Jota (79′) e André Silva (88′) fechado as contas do encontro.
Com este triunfo, o Vitória SC fecha a jornada no quinto lugar, com os mesmos 36 pontos do SC Braga, quarto, enquanto o CF Estrela Amadora é 13.º, com 18.