EM TELA: “Going Home” – Consciência e Espiritualidade

Em Tela, Ram Dass

Hoje escrevo-vos sobre a curta-metragem “Going Home”. Este conteúdo encontra-se disponível na Netflix e em apenas meia hora narra os últimos tempos de vida de Ram Dass. Esta curta-metragem foi lançada em 2017 e foi por ler um comentário sobre ela que fiquei curiosa e fui logo assistir. Não sabia quem era Ram Dass, mas percebi que esta pessoa estava ligada de alguma forma ao mundo da espiritualidade.

Assim, após uma breve pesquisa, fiquei a saber que Ram Dass, cujo nome verdadeiro é Richard Alpert, foi professor de psicologia em Harvard na década de 60 e foi, também, um dos pioneiros a fazer experiências com substâncias como LSD, porque acreditava que através dessas substâncias a nossa consciência poderia estar presente noutro panorama. Contudo, foi devido a esses estudos pioneiros, que na altura não eram vistos com bons olhos, que Richard foi “posto de lado” e abandonou a vida académica. Após esse acontecimento viajou até a Índia onde conheceu uma pessoa fundamental na sua vida que se tornou o seu guru e, foi durante essa viagem que adotou o nome espiritual Ram Dass.

Após ter estado na Índia encontrou-se profissionalmente e foi, o resto da sua vida, guia, professor espiritual e criador de diversos conceitos como é o exemplo do mindfulness. O seu livro, intitulado “Be Here Now” lançado em 1971, foi um dos seus mais famosos feitos, sendo que também abriu diversas instituições ligadas à área da espiritualidade.

Mais tarde, Ram Dass sofreu um AVC e, apesar das suas limitações, não deixou de continuar a traçar o seu caminho. Desta forma, a curta-metragem “Going Home” espelha os seus últimos anos de vida e aborda a perspetiva que tinha sobre a morte. Ram Dass acreditava que a morte fazia parte de um círculo necessário para chegarmos a casa e que a vida era apenas um sonho, daí o título da obra cinematográfica. É um conteúdo que nos faz refletir também sobre consciência do tempo e do espaço.

Em suma, aconselho esta curta-metragem que tem apenas meia hora para todos os adultos que estejam abertos a ouvir algo novo. Acho que se não tivermos uma mente minimamente aberta não vale a pena ver este conteúdo cinematográfico. Ram Dass acabou por falecer em 2018 aos 88 anos e deixou um legado bastante extenso na área da consciência e da espiritualidade.

Estrelas: 06 em 10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!