OPINIÃO: O Pisca Pisca da Direita

Simão Mata, psicólogo

Politicamente Incorreto

Na segunda metade dos anos 90, Ruth Marlene presenteava Portugal com uma música que iria ficar gravada nas memórias futuras: “A Moda do Pisca Pisca”. Uma música que virou frase, frase que virou slogan, slogan que tem servido para várias situações quotidianas. Em tempos de campanha eleitoral temos assistido a este Pisca Pisca por parte de alguns políticos, sobretudo da Direita, dando ainda maior atualidade ao tema de Marlene: Andam p’raí a piscar p’ra ver se arranjam conquista / Parece que está a dar, e que veio p’ra ficar / A moda do pisca, pisca.

Enquanto as esquerdas se digladiam com as suas questões e questiúnculas habituais, colocando entre si autênticas minas e armadilhas, as direitas movem-se de forma lesta ao longo da campanha, piscando o olho umas às outras, num autêntico namoro de contos de fadas.

Neste particular, Luís Montenegro da AD tem piscado o olho a Rui Rocha da IL para ver se “arranja conquista”, que é como quem diz parceiro governativo. Com a Direita mais radical “entretida” a denegrir minorias e a alimentar discursos de ódio por tudo o quanto é canto, eis que as restantes Direitas se enamoram e fecham já uniões de facto antes de consumado o casamento.

Mas bem podem piscar o olho à vontade. O povo já conhece a moda do pisca pisca dessas Direitas, sobretudo quando não estão em campanha eleitoral. Mas enquanto elas se piscam, as esquerdas beliscam-se. Afinal, quando é que estas passarão a adotar para si também, sem dogmas e subterfúgios, o slogan de Ruth Marlene, aderindo também à moda do pisca pisca?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Este conteúdo está protegido!!!