Este sábado, 17 de maio, assinala-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, também conhecido como Dia Mundial da Internet.
Este ano, o tema centra-se na igualdade de género na transformação digital: “Eliminar o fosso digital entre géneros abre oportunidades para todos”, pode ler-se no site da União Internacional das Telecomunicações (UTI), a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação.
Dos 2,6 mil milhões de pessoas que ainda não estão ligadas, a maioria é mulher. De acordo com o relatório “ITU Facts and Figures 2024”, estima-se que 70% dos homens usem a Internet mundialmente, em comparação com 65% das mulheres.
Este dia coincide com a assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo, em Paris, a 17 de maio de 1865, bem como com a criação da UTI.
Em outubro de 2005 foi também celebrado, pela primeira vez, o Dia Mundial da Internet, por iniciativa da Asociación de Usuarios de Internet. Por toda a Espanha, foram organizados mais de 530 eventos e mais de 200 entidades públicas e privadas subscreveram a Declaração de Princípios para construir a Sociedade da Informação.
No mês seguinte, a Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação, a pedido da Asociación de Usuarios de Internet e na sequência do sucesso da celebração em Espanha, decidiu solicitar à Assembleia Geral das Nações Unidas que declarasse um Dia Mundial da Internet.
A ONU concordou dedicar o dia 17 de maio às telecomunicações, acrescentando-lhe o Dia Mundial da Sociedade da Informação para promover a importância das TIC e as várias questões relacionadas com a sociedade da informação levantadas na referida cimeira.
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação foi proclamado através da Resolução 60/252 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 27 de março de 2006.
Meses mais tarde, a Conferência de Plenipotenciários da União Internacional de Telecomunicações em Antália (Turquia) decidiu celebrar ambos os eventos, o Dia Mundial das Telecomunicações e o Dia da Sociedade da Informação, a 17 de maio.
Foto: Olia Danilevich/Pexels