Esta sexta-feira, 13 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial da Rádio.
Este ano, o tema é “Rádio e Inteligência Artificial (IA)”, numa altura em que este meio se encontra num “momento de transformação”. O objetivo é “incentivar as emissoras a considerarem a IA como uma oportunidade de crescimento e inovação, preservando ao mesmo tempo o calor humano, a confiabilidade e o toque humano que o público valoriza”, refere o site do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
O Dia Mundial da Rádio foi proclamado na 36.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 2011.
As primeiras experiências de rádio em Portugal aconteceram em 1914, com a Rádio Hertz, que foi criada em Lisboa por Fernando Gardelho Medeiros. As emissões regulares surgiram também em Lisboa a 25 de outubro de 1925.
A rádio tem um papel fundamental na história de Portugal, uma vez que fez parte dos momentos-chave que deram origem à Revolução de 25 de abril de 1974 (também chamada Revolução dos Cravos), que acabou com a ditadura no país.
De acordo com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, este ano, Portugal tem 262 operadores de rádio registados, 311 rádios de âmbito local e regional, seis rádios de âmbito nacional e duas internacionais e 168 rádios que apenas emitem online.
Foto: Nothing Ahead/Pexels