OPINIÃO: Baleia!

O ilustre leitor conhece o jogo Baleia Azul?

Esse jogo, aparentemente, surgiu pela primeira vez na rede social russa “VK” (“Вконтакте”) e o seu nome está baseado na crença de que existem baleias que cometem suicídio, nadando até às praias…

Supostamente, consiste na realização de uma série de 50 desafios obrigatórios, que são propostos aos participantes por pessoas, que assumem o papel de seu mentor.

Esses desafios possuem características especiais que envolvem desde a automutilação, o ouvir música estranha, o visualizar filmes de terror, o subir a telhados, o andar em caminhos de ferro, o deslocar-se até pontes e o deixar de comunicar com colegas e familiares até ao desafio final, que é o suicídio!

Ponderará o leitor: “Estupidez! Ninguém comete suicídio por um jogo!” E eu respondo: “Será?”…

Antes de mais nada, admitindo que a informação encontrada na Internet seja verdadeira, já existem mais de 100 casos de suicídios que, supostamente, estão ligados ao jogo!

Ao que parece, de acordo com essa informação, tudo começa de uma forma inocente e divertida: uma criança ou um adolescente é desafiado a participar num jogo diferente!

Tudo começa com uma mensagem, que, muitas vezes, chega de forma anónima, a convidar aquele que a recebe a participar no jogo. Uma vez aceite o desafio, todavia, é impossível voltar atrás! De acordo com a informação encontrada, quem o faz, é ameaçado com retaliações contra amigos e familiares e é dada a ideia de que não existe outra alternativa que não seja continuar…

Permita que refira que, apesar de não considerar os adolescentes de hoje em dia tolos, tal não é impossível de acontecer, até porque é frequente encontrar nas redes sociais adolescentes com um perfil desprotegido, com indicações visíveis do lugar onde moram, da escola onde estudam e dos amigos que possuem e não é difícil usar estas informações para meter medo…

Admitindo que seja verdade que o adolescente seja impedido de desistir, resta-lhe cumprir os desafios. Cada um, pior do que o outro e todos eles causadores de dor ou sofrimento físico/moral… Sinceramente, não duvido que o último desafio (o suicídio), quando surge, possa parecer uma bênção… o final do sofrimento!

Triste, mas verdadeiro! O Baleia Azul é uma ameaça que nos convida a questionar o nosso mundo e a nossa sociedade…

A evolução da tecnologia, pensada para facilitar a nossa vida, gera cada vez mais dificuldades e lança desafios cada vez mais irresolúveis…

A Internet e os telemóveis são capazes de colocar o mundo no nosso bolso enquanto nos afastam do nosso vizinho, do nosso amigo, da nossa família…

Todos os (mais de 100) casos de suicídio associados ao Baleia Azul envolveram pessoas que passaram por 50 desafios, alguns dos quais relacionados com automutilações… como é possível que os pais não tenham visto nada? E os namorados(as), também não viram? E os colegas? E os professores?… Ninguém viu?

Acredito que os desafios devem ter durado mais de um mês… Será que ninguém estranhou que as (mais de 100) vítimas andavam deprimidas/tristes durante todo esse tempo?

Ou será que viram, mas, preocupados com a sua própria vida, não ligaram?

E o leitor?

Está atento?

Será que não detetou qualquer mudança de comportamento (ansiedade, medo, isolamento, pesadelos, esconder o telemóvel, cansaço, andar sempre de mangas compridas, por exemplo) no seu filho, sobrinho, neto, primo, afilhado ou amigo?

Se não detetou, ótimo, mas… se detetou, o que fez?

Deixe um comentário

error: Content is protected!