Segundo a International Congress and Convention Association, a cidade do Porto ocupa a 31.ª posição entre os melhores destinos mundiais para turismo de negócios. Com este crescimento, o Porto surge como o destino que mais cresceu no top 50.
A Invicta registou uma grande subida na International Congress and Convention Association (ICCA) – um ranking mundial que, todos os anos, apresenta as cidades que se destacam como os destinos mais procurados para a realização de congressos, conferências, reuniões e eventos internacionais.
Segundo o ranking, o Porto subiu 11 posições a nível mundial, a maior evolução já registada, estando, agora, entre os 31 destinos mundiais mais procurados para eventos internacionais de negócios, colocando-se à frente de cidades como Nova Iorque, Rio de Janeiro, Zurique, Dubai, Munique ou Milão.
Em termos europeus, a Invicta entra pela primeira vez no top 20, sendo que o Porto e Barcelona são as únicas cidades não capitais entre os primeiros do top, refere um comunicado da autarquia.
Segundo Filipe Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto (ATP), “estes dados demonstram que o reforço da aposta no setor do turismo de negócios se tem revelado extremamente assertivo e que o Porto, que sempre foi um destino autêntico e tradicional, é hoje também percecionado como uma cidade cosmopolita, com elevados níveis de empreendedorismo e inovação”.
Filipe Guimarães sublinha, ainda, que esta distinção “está também relacionada com a importância que a comunidade científica – como as universidades, os hospitais, as ordens profissionais, as sociedades médicas e as associações da área das ciências – representa, assim como com o forte hub digital que se tem vindo a assumir na Área Metropolitana do Porto”.
Distinção irá ser benéfica para todo o Norte
Quem o afirma é Sandra Lorenz, diretora da promoção externa da ATP. A executiva afirma que “o Porto terá novos venues, como o Palácio de Cristal, e aumentará a capacidade hoteleira, com mais alojamento e salas de reuniões, ferramentas importantes que nos irão permitir captar mais e melhor eventos para a região Porto e Norte”.
A diretora da promoção externa da ATP menciona ainda que “estes resultados vêm consolidar o Porto como destino MICE (Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions), mostrando todo o seu potencial como uma cidade de negócios”.
Marisa Silva
Foto: Ana Regina Ramos