34.ª Jornada da I Liga: Campeonato termina com empate do campeão e adeus a Nuno Espírito Santo

Depois de uma semana de festejos da conquista do tetracampeonato, o SL Benfica foi ao Bessa empatar por 2-2. O CS Marítimo ascendeu ao sexto lugar e juntou-se ao Vitória SC e ao SC Braga na viagem até à Liga Europa, na próxima época. O Porto perdeu contra o Moreirense FC e, mesmo não influenciando já a posição final, a derrota conduziu à rescisão de contrato com o treinador Nuno Espírito Santo. Sem ânimo para festas estão também o CD Nacional e o FC Arouca, que voltaram dos últimos jogos já despromovidos da I Liga.

Sábado, 20 de maio: FC Paços de Ferreira 0 – 0 CS Marítimo

O FC Paços de Ferreira e o CS Marítimo encontraram-se na última jornada, num jogo sem golos. O empate foi suficiente para a equipa madeirense assegurar um lugar na Liga Europa.

A jogar em casa, o FC Paços de Ferreira dominou a primeira parte e a posse de bola acabou mesmo por pertencer, sobretudo, aos anfitriões.

A equipa pacense teve algumas oportunidades de golo, consequência de falhas defensivas do Marítimo, mas o guarda-redes madeirense acabou por salvar a equipa.

O CS Marítimo só precisava de um ponto para rumar à Europa e conseguiu. O FC Paços de Ferreira terminou a época no 13.º lugar.

Rio Ave FC 2 – 0 Belenenses SAD

O Rio Ave FC bateu o Belenenses SAD por 2-0, em casa, na última jornada. A vitória não foi suficiente para o Rio Ave FC chegar à Liga Europa, já que o CS Marítimo cumpriu a missão que lhe cabia.

A equipa da casa estava determinada a vencer e começou a desenhar o triunfo aos 7 minutos do encontro, por intermédio de Guedes. Gil Dias aumentou a vantagem para os vila-condenses, aos 85 minutos, mas não foi suficiente.

O Rio Ave FC falhou o assalto ao sexto lugar, última posição de acesso às competições europeias. O Belenenses SAD terminou a época na 14.ª posição.

Boavista FC 2 – 2 SL Benfica

Após uma semana de se sagrar tetracampeão, o SL Benfica deixou-se empatar por 2-2, em casa do Boavista FC, que esteve a vencer com uma vantagem de dois golos.

O jogo no Bessa contou com jogadores pouco comuns no onze das águias, ao longo da época, de modo a dar oportunidade ao número máximo de jogadores de serem campeões.

O Boavista FC queria despedir-se da época com uma vitória e esteve prestes a consegui-lo. Renato Santos foi o autor do primeiro golo dos axadrezados, aos 16 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo.

A equipa da casa ainda aumentou a vantagem, com um golo de Schembri. Aos 71 minutos, Mitroglou marcou pelas águias e, já em cima dos 90 minutos, Kalaica deu o empate ao Benfica.

O último jogo da jornada fez lembrar o da primeira volta, em que o Boavista FC esteve a ganhar na Luz por 3-0, mas o SL Benfica fez a reviravolta, conseguindo o empate. A festa do SL Benfica já estava feita. O Boavista FC despede-se na nona posição.

CD Nacional 1 – 2 Vitória FC

O CD Nacional terminou o campeonato com uma derrota em casa, por 1-2, frente ao Vitória FC, que acabou por ditar o que se previa há muito: a descida de divisão da equipa da Madeira.

A equipa da casa ainda esteve em vantagem, com um golo de Edinho, mas Zequinha chegou ao empate ao converter em golo uma grande penalidade. Foi já em cima do minuto 90 que José Manuel fechou o resultado, fazendo o golo da vitória.

O CD Nacional despediu-se, assim, da I Liga, com a conquista de apenas 21 pontos. Já o Vitória FC termina a época no 12.º lugar.

Vitória SC 0 – 1 CD Feirense

A época terminou bem para o CD Feirense, que foi a casa do Vitória SC vencer por 0-1.

O golo do triunfo – que não teve impacto na posição de nenhuma das equipas – teve assinatura de Tchaumeni, aos 69 minutos do encontro.

O CD Feirense fechou o campeonato no oitavo lugar e o Vitória SC na quarta posição da tabela classificativa, com 62 pontos.

Domingo, 21 de maio: GD Estoril Praia 4 – 2 FC Arouca

Aquilo por que poucos esperavam aconteceu na ida do FC Arouca ao Estádio António Coimbra da Mota: a descida de divisão dos arouquenses. A diferença de golos não deixou dúvidas, ajudada pela vitória do Moreirense FC e CD Tondela frente ao FC Porto e SC Braga, respetivamente.

O jogo até começou com esperanças para a equipa de Jorge Leitão que inaugurou o marcador, através de Adilson, logo no primeiro minuto. Mas o GD Estoril Praia não estava para brincadeiras e ainda na primeira parte da partida levou três bolas à baliza adversária, pelas chuteiras de André Claro (6′), de grande penalidade, Carlinhos (19′) e Bruno Gomes (30′).

Adilson Goiano ainda reduziu a desvantagem aos 31 minutos, mas, aos 76 minutos, os canarinhos voltaram a marcar por Gustavo Tocantins.

Também é certo que o FC Arouca jogou com menos um jogador desde os 41 minutos, devido à expulsão de Hugo Basto com vermelho direto, após a agressão a Bruno Gomes.

Com este resultado, o FC Arouca soma 32 pontos e terminou em igualdade pontual com o CD Tondela, mas as contas dos golos ditam a sua descida de divisão e ajudam a equipa de Pepa a manter-se no primeiro escalão. Já o GD Estoril Praia despede-se da Liga na décima posição da tabela classificativa.

CD Tondela 2 – 0 SC Braga

O CD Tondela recebeu e venceu o SC Braga nesta 34.ª e última jornada e garantiu, assim, a sua permanência na I Liga.

A manutenção dos beirões foi conseguida apenas neste jogo e por um golo. A equipa estava “obrigada” a vencer e a esperar por um deslize de Moreirense FC ou FC Arouca, sendo que aproveitaram da melhor forma a derrota do FC Arouca no Estoril.

Num jogo em que a entrada no Estádio João Cardoso foi gratuita para quem quisesse apoiar as equipas, aos 41 minutos, os pupilos de Pepa começavam a sorrir com o golo de Heliardo. Kaká, aos 64 minutos, consumou a vitória da equipa de Viseu.

Com este resultado, o CD Tondela acaba a jornada na I Liga e o SC Braga, que vai a eleições este sábado, dia 27 de maio, em quinto lugar.

Moreirense FC 3 -1 FC Porto

Os dragões levaram demasiado a peito o “não terem mais nada a perder” e foram vencidos por três golos a um pelo Moreirense FC, que, assim, garantiu a presença na I Liga.

O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas estava quase lotado e o Moreirense FC em contra-ataque com muitos jogadores perto da sua área. E, assim, surgiu o primeiro golo: aos 16 minutos, Boateng cabeceou para a baliza de José Sá.

Os Cónegos voltaram a ser felizes aos 37 minutos por Frédéric Maciel, ex-FC Porto, que marcou o 2-0.

Depois de uma primeira parte pobre, Nuno Espírito Santo mexeu no onze, colocando André Silva e Corona nos lugares de Herrera e Otávio, passando, assim, para o 4-4-2, numa tentativa de evitar a derrota.

Antes de ser substituído por Rui Pedro, Soares tentou a baliza aos 50 minutos, mas sem sucesso, que só chegou 11 minutos depois por Maxi Pereira, que fez o segundo golo na liga.

Mas a felicidade dos dragões, que tentaram reduzir a desvantagem até ao final, durou pouco tempo, uma vez que, aos 83 minutos, depois de um lance de contra-ataque, Alex rematou para o 3-1.

Os adeptos do FC Porto abandonaram o estádio antes do apito final e alguns até vaiaram a performance da equipa, que, assim, se despede da liga com a segunda derrota.

A equipa de Petit termina no 15.º lugar e o FC Porto, que esteve já a um passo de ser campeão, na segunda posição.

Sporting CP 4 – 1 CD Chaves

O último jogo da I Liga terminou com a vitória do Sporting CP por 4-1, frente ao CD Chaves, em Alvalade.

A partida começou com a equipa da casa a jogar forte e a conseguir marcar três golos, dois por Bas Dost, aos 11 e 15 minutos, e Matheus Pereira à meia hora de jogo.

Na segunda parte, o CD Chaves, campeão dos empates neste campeonato (14), ainda conseguiu reduzir por intermédio de Willian Oliveira, aos 60 minutos, mas Bas Dost quis deixar a sua marca e fez um hat trick (que não tirou a Bota de Ouro europeia a Messi), aos 91 minutos.

Até ao final do jogo ainda deu tempo para Gelson Dala se estrear na I Liga.

Com este resultado, o Sporting CP terminou a jornada em quarto lugar, com 70 pontos e o CD Chaves mantém a décima posição, com 38 pontos, os mesmos do GD Estoril Praia.

Mónica Moreira e Ana Regina Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!