
A terceira etapa na Europa do Circuito Mundial de Surf Pro Junior decorreu este fim de semana na Praia de Baía, em Espinho, e deu a vitória a Teresa Bonvalot e Marco Mignot.
A quarta edição deste evento, que durou três dias, contou com um número recorde de inscritos: 176 jovens surfistas (sub-18).
Durante este domingo, dia 25 de junho, decorreram os quartos-de-final masculino e as meias-finais masculino e feminino. Em competição estavam ainda seis surfistas portugueses, Afonso Antunes, Joaquim Chaves, Gonçalo Vieira, Teresa Bonvalot, Mafalda Lopes e Francisca Veselko.
Nos primeiros minutos da final feminina, Teresa Bonvalot começou a liderar com uma onda de 7.33. Vahine Fierro (PYF) iniciou igualmente a prova com uma boa pontuação, acabando por roubar a liderança à surfista portuguesa.
No entanto, as outras duas surfistas, Juliette Lacome (FRA) e Ellie Turner (GBR), mal conseguiram alcançar as primeiras duas posições. Após 10 minutos desde o início da final, Bonvalot conseguiu voltar à liderança ao surfar a sua segunda onda em toda a prova. Apenas duas ondas foram suficientes para a surfista portuguesa ganhar pela segunda vez consecutiva o título no Junior Pro Espinho.
“É muito bom ganhar aqui em Espinho, obviamente ganhar em Portugal é ainda mais especial para mim”, afirmou a surfista portuguesa.
Ellie Turner (GRB) acabou por conseguir vencer a Vahina Fierro, acabando a prova em segundo lugar. Fierro ficou em terceiro e Lacome em quarto lugar.
A surfista britânica mostrou uma evolução ao estar em segundo lugar nos rankings europeus, enquanto no ano passado ficou pelo 33º lugar.
“Estou muito feliz com a minha segunda posição”, afirmou Turner. “A seleção de ondas é algo em que tenho mesmo de trabalhar. Espero continuar no top 2, e qualificar-me seria maravilhoso. Se não o conseguir, sei que ainda tenho mais uns anos”, acrescentou.
A final masculina começou assim que se ouviu o sinal sonoro, com todos os surfistas em prova a apanhar várias ondas. Mignot, Leo Paul Etienne (FRA) e Blouin começaram por alcançar boas pontuações.
Numa final em que todos os surfistas eram franceses, Mignot começou por liderar a prova. Assim que conseguiu uma liderança sólida, o surfista francês satisfez o entusiasmo do público com duas rotações, com 9.07 e 9.10. Mignot venceu, assim, mais uma etapa do Surf Pro Junior e lidera o ranking Europeu.
“Não estava a contar com esta vitória e quero agradecer ao meu pai e ao Matthias, o meu treinador, pela ajuda”, afirmou o surfista. “Assim que surfei aquelas duas primeiras ondas, eu queria era divertir-me”, acrescentou.
Júnior Europeu Masculino – Top 5:
- Marco Mignot (FRA)
- Kauli Vaast (PYF)
- Theo Julitte (FRA)
- Ruben Vitoria (EUK)
- Leo Paul Etienne (FRA)
Júnior Europeu Feminino – Top 5:
- Teresa Bonvalot (PRT): Campeã Europeia
- Ellie Turner (GBR)
- Juliette Lacome (FRA)
- Maelys Jouault (FRA)
- Mafalda Lopes (PRT)
Joana Magalhães
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.