“SmartTourism” é o nome do projeto aprovado este mês, em Amarante, que permitirá cruzar informações turísticas sobre a cidade em diferentes línguas e formatos multimédia.
Até ao final deste ano, quem quiser visitar a cidade vai ter acesso a informação pertinente sobre determinados locais da cidade, em termos de eventos, história e curiosidades, através de um sistema de guia turístico automático. Além disso, os cidadãos com necessidades especiais poderão utilizar, com o “SmartTourism”, um recurso inclusivo de acesso à informação turística, refere um comunicado da autarquia.
Aliar o digital à experiência turística de uma forma diferenciadora é o objetivo da iniciativa que utiliza um sistema de beacons, ou seja, um serviço de notificação automática, feito através de transmissores que enviam informações por bluetooth para os smartphones ou tablets, tendo em conta o local em que se encontram.
O “SmartTourism” resulta de uma candidatura da Câmara Municipal de Amarante à Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-fi, com um investimento total de 50 mil euros, e a comparticipação de 90% do Turismo de Portugal, I.P. Desta forma, a cidade está um passo à frente nas boas práticas das “Smart Cities” (cidades inteligentes), na vertente do Turismo.
Foto: Câmara Municipal de Amarante