ESTUDANTE ON na Escola Básica D. António Ferreira Gomes em Penafiel

A 17 de novembro, o Jornal Referência esteve em Penafiel, na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, na turma do 6.º B para pôr os alunos a pensar como jornalistas. No final, realizou-se o concurso da rubrica “Estudante On” para “A Melhor Notícia”.

Dizem que “de pequenino é que se torce o pepino”, por isso, o Jornal Referência quis levar o espírito criativo, curioso e informativo dos jornalistas até aos mais novos.

Foto: Ana Regina Ramos

Primeiro, foi tempo de explicar o que é uma notícia e, acima de tudo, uma vez que o digital tomou conta do dia a dia, como é que as notícias são trabalhadas para os sites.

A turma era composta por 30 alunos, que mostraram que sabiam do que se estava a falar, embora nenhum deles quisesse seguir a profissão.

Na segunda parte da atividade, os alunos foram divididos por grupos e pesquisaram temas e informações para poderem escrever uma notícia posta a concurso, posteriormente avaliada pela equipa do Jornal Referência.

Foto: Ana Regina Ramos

A avaliação é feita através de quatro critérios: Originalidade, Rigor, Interesse público e Estrutura da notícia (Título, Lead e Corpo).

Segundo os critérios e após análise e avaliação por parte da equipa do Jornal Referência, concluiu-se que o Grupo 1 (composto pelos alunos: Rodrigo e Pedro) foi o que venceu “A Melhor Notícia” da primeira edição do Estudante On, com 26 pontos. A notícia sobre “PSP mata mulher por engano” foi a que teve melhor pontuação, seguida do Grupo 4, com 25 pontos. O Grupo 5 obteve 24 pontos e o Grupo 3, 23 pontos. Para finalizar, o Grupo 2, conseguiu 21 pontos.

 

Foto: Ana Regina Ramos
Foto: Ana Regina Ramos

 

Foto: Ana Regina Ramos

 

Foto: Ana Regina Ramos

 

Foto: Ana Regina Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Este conteúdo está protegido!!!